Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Cultura/Cinema | 25/05/2021

Canal Cultura Santos aborda os filmes Cidade de Deus e Tropa de Elite

Episódio faz parte do projeto Cineclube Pagu On-line.

Com temáticas que conversam entre si, as produções ‘Cidade de Deus’ e ‘Tropa de Elite’ são os títulos apresentados no novo episódio do projeto ‘Cineclube Pagu On-line’. Integrando o ciclo 'Filmes que marcaram o Cinema Brasileiro', o programa, conduzido pelo crítico de cinema Marcelo Pestana, estreia nesta quarta-feira (26), às 12h, no canal Cultura Santos do YouTube.

 

O filme Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund, é uma adaptação do romance homônimo de estreia de Paulo Lins. A obra literária é fruto do trabalho antropológico realizado pelo autor no período que vai de 1986 a 1993, na própria favela que dá título à obra. No longa-metragem, o personagem Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem que cresce em um universo de violência. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, ele acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o cotidiano da favela, onde a violência aparenta ser infinita.

 

TROPA
O outro sucesso nacional, ‘Tropa de Elite’ (2007), de José Padilha, narra o dia a dia do grupo de policiais vinculados ao BOPE e de seu capitão (interpretado por Wagner Moura). O personagem quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente, dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam. Mais sobre o Cineclube Pagu no Facebook.


Leia também