Comportamento

O que é produtividade de dentro para fora? Precisamos de uma bússola, não de um relógio melhor

28/05/2021
O que é produtividade de dentro para fora? Precisamos de uma bússola, não de um relógio melhor | Jornal da Orla

Ser mais produtivo no mundo de hoje é algo imperativo. As mudanças são cada vez mais velozes, o emprego mais incerto, as cobranças mais intensas, ainda mais no mundo pós pandemia e do tele trabalho. A resposta comum é fazermos mais, mais rápido, mais veloz, mais ágil, sempre dizendo sim ao gerente, aos clientes, aos colegas de trabalho, para sermos valorizados, para sermos competitivos. 

Isso poderia ser uma história de final feliz, a não ser pelos riscos do desbalanceamento: ficamos tão ágeis em atender as demandas dos outros que perdemos o contato com o que mais importa para nós: nosso real propósito de vida, sermos mais presentes como pais e cônjuges em família, dedicarmos tempo para a saúde, para recuperar nossas energias e para nos questionar e refletir qual o melhor uso do nosso parco tempo e da nossa energia.

O que fazer então? 

Temos um caminho melhor. Podemos sim, ser mais produtivos e ágeis, só que começando de dentro para fora, e não de fora para dentro. 

 

Mergulhando fundo em nós mesmos para investigar quais são nossos papéis mais importantes na vida: sim, o profissional, e também o de pais, familiares, amigos, amantes, cidadãos e de cuidadores do bem mais precioso: nós mesmos. 

 

Começando com nossos valores, propósito e missão de vida, nos afinamos com nossa bússola interna que nos mostra o “norte verdadeiro”, a direção real que se torna a régua de medição para saber se estamos no caminho certo ou nos afastando demais do que realmente importa, no afã de agradar os outros (nossos chefes e clientes, e até mesmo nossos cônjuges e filhos).

 

A partir deste “norte verdadeiro”, definimos nossa prioridade, a única coisa que, ao ser feita, se torna como um dominó que derruba os outros na sequência, tornando as outras tarefas mais fáceis ou desnecessárias. E com essa bússola para ajustar nossas prioridades, planejamos nossas vidas semanal e diariamente, para saber o quanto estamos no caminho, e o que fazer se nos desviamos do rumo.

Vamos construir juntos este caminho de realização pessoal e lidar com os obstáculos comuns que surgem no caminho das pessoas que ambicionam a dizer sim a si mesmas – nossas próprias distrações, preguiça, procrastinação, desorganização e dificuldade de dizer sim a nossa prioridade para não desagradar os outros – nossos chefes e mesmo nossos familiares.

 

Comece escrevendo o que é mais importante para você no seu papel de pai, mãe e profissional, o que deseja realizar de grandioso, e o que te impede de chegar lá. Os próximos passos serão preparar um plano de ação não apenas para se aproximar de suas metas, mas para lidar com os problemas e dificuldades. 

 

Aperte os cintos rumo à viagem em direção à vida dos seus sonhos. 

 

*Emerson Pacheco é psicólogo, coach e trainer de Neurossemântica. Esposo da Mônica e pai da pequena Esther, carioca, apaixonado por Santos. 
linktr.ee/emersonpacheco