Notícias

Consumo de cigarro aumenta na pandemia

29/05/2021
Consumo de cigarro aumenta na pandemia | Jornal da Orla

Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que 34% dos fumantes brasileiros aumentaram a quantidade de cigarros consumidos durante a pandemia.

“Além de todos os riscos que o cigarro traz para a saúde física, sendo um fator agravante para inúmeras doenças, incluindo a Covid-19, o aumento de seu uso tem relação direta com o comprometimento da saúde mental dos fumantes”, adverte o pneumologista Celso Padovesi.

O estudo mostra que os fumantes também sofrem com deterioração da qualidade do sono e aumento dos sintomas de tristeza, irritação e sentimento de solidão.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 22 milhões de fumantes. Estima-se, ainda, que mais de 157 mil pessoas morrem todos os anos por doenças associadas ao tabagismo.

Não é somente o câncer de pulmão que está diretamente associado ao fumo. “Mais de 90% dos portadores dos cânceres de cavidade oral, incluindo a língua, garganta e esôfago, são ou foram expostos ao tabagismo”, afirma a médica Beatriz Cavalheiro, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. 
 

Parar de fumar traz benefícios imediatos

1 dia- Os brônquios começam a limpar todos os resíduos deixados pelo fumo nas vias respiratórias, permitindo que os pulmões comecem a funcionar melhor.
3 meses- A função pulmonar melhora em até 30% e também há benefícios para a circulação sanguínea.
1 ano- Reduz pela metade o risco de desenvolver doenças cardíacas.
5 anos- O risco de morte por infarto cai consideravelmente e o risco de AVC diminui.
10 anos- Diminuem os riscos de câncer de boca, garganta, esôfago, pâncreas, rins e bexiga.
15 anos- O risco de câncer de pulmão torna-se o mesmo das pessoas não fumantes.

 

Estratégias simples ajudam a largar o vício

 

Medidas simples podem ajudar o fumante a reduzir a quantidade de cigarros e até parar completamente. Confira:

 

Torne o momento de fumar menos confortável
Parte do vício é alimentada pela associação criada no momento do fumo. Por isso, a dica é escolher uma postura e local diferentes, evitando estar relaxado e confortável.
 
Faça pequenas mudanças na rotina
Novos hábitos podem construir uma relação mais saudável com o corpo, reduzindo a procura pelo vício do cigarro. O fumante tem costumes rotineiros e tende a fumar sempre nos mesmos momentos do dia, nos mesmos lugares e da mesma forma.

Assim, a dica da médica é inserir novas atividades na rotina, com ações que mudem o ritmo usual e ocupem a mente. Faça substituições e coloque metas, como exercícios físicos e a progressão desses, sempre sob orientação profissional. Cultive outros hábitos saudáveis, como reduzir o consumo de álcool e alimentos industrializados ou multiprocessados.

Vá aos poucos
Embora a decisão de parar de fumar precise ser definitiva, os fumantes que tiveram aumento no número de cigarros podem enfrentar picos de ansiedade e estresse durante essa tentativa. A sugestão dos especialistas é criar um cronograma de redução de cigarros/dia, sempre seguindo as dicas anteriores para ajudar no processo.
 
Atrase o primeiro cigarro
A ideia é adiar o primeiro cigarro do dia em uma hora progressivamente ao longo dos dias. É importante que a pessoa estabeleça um prazo nesta etapa para que, ao final deste período, consiga parar por completo.
 
Procure apoio profissional
O acompanhamento médico é crucial principalmente para pessoas que fumam há muitos anos e encontram mais dificuldade no processo de parar.