Santos

Mais um bairro de Santos terá fumacê contra o Aedes nesta semana

14/06/2021
Mais um bairro de Santos terá fumacê contra o Aedes nesta semana | Jornal da Orla

Um trecho do Macuco receberá nebulização, do tipo fumacê, contra o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana) entre terça (15) e quinta-feira (17). A dispersão do inseticida será feita, sempre a partir das 18h, com o veículo percorrendo as avenidas Siqueira Campos, Afonso Pena e Conselheiro Nébias e ruas Xavier Pinheiro, Cidade de Santos e Almirante Tamandaré.

 

No fumacê, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde pedem que os moradores deixem portas e janelas abertas e, se possível, que levantem as colchas das camas porque o mosquito gosta de se esconder em locais com pouca luminosidade.

 

A chefe técnica da Seção de Controle de Vetores, Ana Paula Favoreto, lembra que a aplicação de inseticida mata apenas o mosquito na fase adulta. "Para que ele não nasça, devemos acabar com seus ovos". Ela faz um importante alerta: "apenas secar os reservatórios de água parada não irá impedir o mosquito de se reproduzir". Ana Paula destaca que é preciso limpar esfregando com uma bucha o local contaminado, pois o ovo pode se manter vivo por mais de um ano sem água.

 

Na semana passada, os agentes da Seção de Controle de Vetores passaram com o fumacê pela Vila Mathias, nebulizando 52 quadras. Outra nebulização, com equipamento costal, percorreu oito quadras da Pompeia. Santos registrou este ano 4.762 casos de chikungunya (com uma morte) e 3.033 de dengue.