Notícias

Exposição homenageia os 90 anos do artista espanhol Luis Garcia Jorge

15/06/2021
Exposição homenageia os 90 anos do artista espanhol Luis Garcia Jorge | Jornal da Orla

De Dom Quixote e Sancho Pança, do alto do Centro Espanhol de Santos até a estátua de Dom Pedro 1º, em pleno Ipiranga paulistano, inúmeras são as produções de um escultor que reside e mantém seu ateliê há 28 anos em São Vicente. Para celebrar a trajetória de 90 anos de Luis Garcia Jorge, a Secretaria de Cultura realiza uma exposição no hall de entrada da Prefeitura, de 14 a 18 de junho.

 

 

A mostra “90 Anos de Luis Garcia Jorge, o Construtor de Memórias” reúne dois painéis informativos, além de obras como troféus, bustos e réplicas de monumentos para homenagear a carreira do artista plástico espanhol. 

 

De acordo com o prefeito Kayo Amado, é um momento de alegria ter um evento que conta a história e apresenta as obras de um artista que escolheu São Vicente para ser parte de sua jornada. “É motivo de honra, pois suas obras dignificam a nossa cidade. Todo cidadão que entrar na Prefeitura poderá ver de pertinho, e ter acesso a essa arte de forma livre”, completou.

 

Os visitantes que comparecerem na exposição receberão a monitoria da equipe da Secult. Além disso, eles terão acesso a um espaço virtual, onde poderão acompanhar o mapa de monumentos, entrevista em vídeo com o artista, catálogo de fotos e outros conteúdos extras.

Você também pode consultar o ambiente virtual pelo link: http://lkt.bio/expoluisgarcia

 

“Luis é uma referência para toda a Baixada Santista. Suas obras são um presente para São Vicente”, afirmou a secretária de Cultura, Elizângela Nobre Bafini. 

A Prefeitura de São Vicente fica na Rua Frei Gaspar, 384 – Centro.

 

Coração vicentino
Professor de desenho e pós-graduado em Arte Design, Luis iniciou a carreira artística ainda na adolescência. Premiado aos 15 anos, o espanhol se destacou em diferentes modalidades de artes plásticas. Entre 1977 e 1984, já assinava a decoração dos bailes do Ilha Porchat Clube.

Desde que veio morar na Cidade, ainda desenvolveu painéis para o Parque Ecológico Voturuá e a imagem de Nossa Senhora das Graças, presente na fachada da igreja homônima na Vila Valença.

“Não imaginei que eu poderia receber uma coisa tão bonita, com tanto capricho. Estou muito satisfeito, muito feliz”, conta o artista sobre a mostra.

 

Histórico

Nascido em 12 de junho de 1931, Luis Garcia veio da Espanha para o Brasil nos anos 60 e, desde a década de 90, escolheu São Vicente como morada. “Eu precisava fazer um galpão para meus trabalhos artesanais e aqui achei o lugar ideal. O que me encantou foi a proximidade do mar”, destaca o homenageado, que mantém bustos e estátuas em Cubatão, Santos, São Paulo, São Sebastião e São Vicente, além de Navarra (Espanha).