Notícias

Guarujá vacina pessoas sem comorbidades entre 50 e 54 anos

17/06/2021
Guarujá vacina pessoas sem comorbidades entre 50 e 54 anos | Jornal da Orla

Guarujá vacina pessoas sem comorbidades entre 50 e 54 anos nos próximos três dias. Já nesta quinta-feira (17), os munícipes de 53 e 54 anos poderão receber a primeira dose, na sexta-feira entram os públicos de 51 e 52 anos. E na segunda-feira (21), a população de 50 anos será introduzida na campanha.

 

A estratégia foi pensada para evitar aglomerações e está de acordo com o calendário do Plano Estadual de Imunização (PEI), do Governo do Estado, que indica o início da vacinação para o público de 50 a 59 entre os dias 16 e 22 de junho. O Município espera atender um volume de 33 mil pessoas dentro dessas faixas etárias.

 

O período também foi estipulado pela gestão estadual, pois o envio de doses também será feito de maneira escalonada. Na última terça-feira (15), o Município recebeu 6.900 doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford, destinado ao atendimento apenas da população de 58 e 59 anos. As vacinas para as demais faixas etárias serão enviadas ao longo da semana.

 

Postos de vacinação e público

A vacinação continua no Ginásio Guaibê (Av. Santos Dumont, 420 – Santo Antônio) com esquema de imunização separado por primeiras e segundas doses na quadra do ginásio, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. No estacionamento, segue em funcionamento o drive-thru – apenas para as primeiras doses – das 9 às 15 horas.

 

Em Vicente de Carvalho, ela acontece no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças (Rua Padre Anchieta, 107 – Vila Alice). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

 

O Município segue imunizando idosos; profissionais de educação – mediante cadastro no site Vacina Já -; profissionais e trabalhadores de saúde; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente (com ou sem recebimento do BPC); grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias); adultos com síndrome de down e transplantados imunossuprimidos. As segundas doses continuam a ser aplicadas de acordo com a data agendada no comprovante de vacinação da primeira dose.

 

Além de um documento com foto, CPF e comprovante de residência, alguns públicos necessitam de uma declaração extra. No caso de grávidas e puérperas, basta apresentarem a carteirinha pré-natal ou certidão de nascimento do bebê – dentro dos 45 dias -; as pessoas com comorbidades e transplantadas imunossuprimidas devem estar munidas de um laudo ou declaração médica que ateste a condição. Os profissionais de educação devem levar impresso o documento de validação do site Vacina Já – Educação.

 

Cadastro prévio

É recomendado, mas não obrigatório, o cadastro no site do VacinaJá, do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). O cadastro pode ser realizado pelo próprio candidato à imunização ou por algum familiar. Imprimir a ficha que o site disponibiliza ao final contribui ainda mais para agilizar o atendimento no posto.

 

Para se ter uma ideia, o tempo de atendimento para quem fez o cadastro leva em média de 1 a 3 minutos. Quando não é feito, a inscrição no ato da vacinação seguida da aplicação da dose propriamente dita demora cerca de 10 minutos.

 

Drive-Thru Solidário

Quem busca uma dose de esperança também pode oferecer em troca uma dose de solidariedade às famílias em vulnerabilidade da Cidade. No Drive-Thru Solidário o munícipe pode contribuir com a doação de alimentos não perecíveis no ato da vacinação.