Baixada Santista

São Vicente investiga origem de forte odor na Área Continental

18/06/2021
São Vicente investiga origem de forte odor na Área Continental | Jornal da Orla

Nos últimos dias, moradores dos bairros Vila Emma, Parque das Bandeiras e Gleba , na Área Continental de São Vicente, têm denunciado um forte odor semelhante a gás, configurando poluição do ar naquela região. 

 

As reclamações, embora antigas, aumentaram recentemente, motivando ações por parte da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal, que coordenou uma vistoria na última segunda-feira (14), nos períodos da manhã e noite. Os alvos foram empresas instaladas nas marginais da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, sentido Cubatão-Praia Grande.  

             

Além dos profissionais da Semam, também participaram da ação agentes do Pelotão Ambiental , na Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros e Cestesb. Segundo os moradores, o odor se intensifica no período noturno.

 

Foram vistoriadas nove empresas, sendo que quatro delas têm possibilidade de ser enquadradas como ‘potenciais poluidoras’. Contudo, durante a vistoria, não foi constatado cheiro forte nas empresas e nos bairros.

 

Duas empresas foram autuadas por outras irregularidades. Uma delas foi intimada a providenciar adequações no sistema de drenagem, canaletas e limpeza da caixa SAO (Sistema Separador de Água e Óleo), sob pena de multa. A outra foi intimada a requerer licença ambiental municipal, sob pena de autuação.

 

A Secretaria de Meio Ambiente continua com as investigações para descobrir a origem dos odores e os responsáveis, para que as devidas penalidades sejam aplicadas.