Santos

Gonzaga: charmoso, eclético e pronto para o futuro

19/06/2021
Gonzaga: charmoso, eclético e pronto para o futuro | Jornal da Orla

Nas últimas décadas do século 19, a maior parte da população santista morava no Centro, a “cidade”, e ir à praia era meio que uma aventura ou uma necessidade de tratamento de saúde —naquela época, o banho de mar tinha finalidade estritamente terapêutica.

A situação começou a mudar em 1888, quando foi inaugurada uma linha de bonde ligando os extremos da cidade. O passageiro pegava o coletivo e pedia ao motorneiro: “Vou descer no Gonzaga”. Era uma alusão ao bar de propriedade de Antônio Luíz Gonzaga, localizado onde hoje existe uma agência da Caixa Econômica Federal, na esquina da avenida da praia com a rua Marcílio Dias. 

Ao redor do bar, formou-se um bairro eclético e charmoso, que nesta segunda-feira (21) completa 132 anos de existência — data escolhida por ser o aniversário do seo Gonzaga. Prédios com arquitetura ousada, comércio pujante, bares e restaurantes que se tornaram referência, ponto de encontro dos amigos. É o bairro do Gonzaga, cuja vitalidade demonstra que sua história está apenas começando…

 

Arquitetura ousada
Uma parte significativa dos edifícios foram construídos a partir da década de 1950, impulsionados pela inauguração da Via Anchieta, em 1947. Além das curvas e formatos ousados para a época, os prédios inovavam também pela combinação entre os usos residencial e comercial. 

 

Galerias
Neste contexto, destaque para as galerias comerciais, inspiradas em uma tendência surgida em Paris, no século 19. A primeira galeria do Gonzaga, a Ipiranga, foi inaugurada em 1964, no térreo de três edifícios geminados: D. Pedro I, D. Pedro II e Jose Bonifácio. Hoje, há mais cinco, próximas à Praça da Independência (Ipiranga, Queiroz Ferreira, Campos Elíseos, 5ª Avenida e Brasil (da rua Floriano Peixoto à rua Marechal Deodoro) e ainda a A.D. Moreira (entre a rua Floriano Peixoto e a  avenida Presidente Wilson) e a Nova Azevedo Sodré (liga a avenida Ana Costa à rua Bahia).

Shoppings
Em parte do terreno onde antes havia o imponente Parque Balneário, local frequentado pela nata da sociedade paulistana e destino de celebridades e até reis, foi inaugurado em 29 de novembro de 1977, o primeiro shopping center da cidade e o terceiro do Brasil. Nas décadas seguintes, foram inaugarados outros dois, o Miramar, em 9 de junho de 1987; e o Pátio Iporanga, em dezembro de 2009.

 

Manifestações
A Praça da Independência é o ponto de encontro para comemorações esportivas e manifestações. No centro dela, uma imponente escultura em homenagem aos irmãos Andrada e Silva, militantes do processo de independência do Brasil.