Estilo

Emoção e Amor – escapulário de ouro se torna presente inesquecível

10/06/2021

Em tempos difíceis, como os vividos nos últimos meses, a fé das pessoas ficou ainda mais evidente.

 

O apego e a devoção nas religiões oferecem o conforto que já não se pode encontrar nos momentos de descontração, assistindo uma televisão ou nas timelines das redes sociais.

 

Talvez por esse motivo, datas como o dia das mães e o dia dos namorados dos últimos dois anos foram marcadas por presentes que simbolizam mais do que carinho e homenagem.

 

Terços, pingentes religiosos e escapulários de ouro e prata passaram a ser algumas das primeiras opções para quem procurava por um presente para a mãe, namorado ou o marido nessas datas, afinal, um desejo comum a todos os seres humanos é proteger as pessoas amadas, mas com recursos limitados, contar com a proteção celestial é a única forma de encontrar paz, em dias tão complicados.

 

O escapulário de ouro figurou como uma das joias mais procuradas, mesmo em datas que alianças e anéis de noivado costumavam ser grandes estrelas nas vitrines das joalherias e, de fato, é uma escolha que fez e faz sentido, por tudo que representa.

 

Recentemente, no programa “No Limite”, exibido pela Rede Globo, uma cena que foi ao ar dia 15 de junho, mostrou Gui Napolitano recebendo um escapulário de presente de sua família.

 

A emoção ficou evidente. “Quando eu vi o escapulário da minha mãe, era como se ela estivesse comigo o tempo todo", disse o participante durante o episódio.

 

O escapulário já havia sido presente no Big Brother Brasil 18 e era tão importante para Gui que ele deixou como um amuleto para Gabi Martins, sua parceira de confinamento no reality.

 

Gabi, na época, deixou o escapulário com outro participante, Victor Hugo e o assunto se tornou um dos assuntos mais falados no Twitter, de tão relevante que o gesto se tornou diante do público.

 

No Limite: Gui Napolitano recebe escapulário de presente da família. Imagem: Reprodução/Globo

 

16 de julho – Dia de Nossa Senhora do Carmo

 

No dia 16 de julho é celebrado o Dia de Nossa Senhora do Carmo, mais uma data cheia de importância religiosa, que leva fieis de todo o Brasil e Portugal a visitarem suas igrejas para realizar pedidos e agradecimentos para a Santa que apresentou o escapulário ao mundo, entregando o primeiro deles a São Simão sob os dizeres: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".

 

A força dessas palavras faz com que o escapulário, de ouro e prata, sejam considerados intocáveis, insubstituíveis e de extremo valor afetivo e religioso para os devotos católicos que possuem em sua tradição realizar uma oração diária para Nossa Senhora do Carmo.

 

Veja a oração abaixo:

 

"Ó Senhora do Carmo, revestida de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim um sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na fé, esperança e caridade, seguindo a Jesus e praticando a sua palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém".

 

Se você também é devoto de Nossa Senhora do Carmo, ou gostou desse conteúdo, não deixe de leva-lo adiante.

 

Compartilhe nas suas redes sociais!