Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Cultura/Roteiro Cultural | 21/06/2021

Documento de identidade é tema de festival

Divulgação

'Registro Geral' acontece até dia 23 com debates e atividades voltadas à diversidade.

O que está por trás das informações do documento de identidade? Essa e outras questões estão sendo debatidas no Festival Registro Geral, que começou no dia 17 e segue até 23 de junho, das 19h às 22h. Os sete dias de evento contam com debates e atividades culturais voltadas ao ensino da diversidade e ao fortalecimento da cidadania e dos direitos, a partir das narrativas de protagonismo indígena, negro e LGBTQIA+. A produção será transmitida de forma gratuita e online no site e redes sociais do projeto. 


“O festival integra arte, cultura e educação, e busca convergir ferramentas de promoção da cultura brasileira. Artistas, professores, arte-educadores, estudantes, gestores de instituições educacionais ou centros culturais interessados em refletir sobre práticas sociais e de ensino que explorem esse universo temático terão acesso aos conteúdos da programação no site e redes sociais do projeto, e também em uma revista produzida por professores de diversas áreas sobre práticas de ensino de diversidade e identidades”, destaca Talita Fernandes, idealizadora do projeto. 


O festival tem como objetivo levantar premissas, dados, entrevistas, apresentações culturais e relatos que retratam o alcance das políticas públicas que promoveram o exercício da cidadania ao longo da história e formação do Brasil, explorando assuntos que permeiam o currículo de diversas disciplinas e áreas dos saberes no Ensino Básico e o conjunto de leis que estruturam e organizam o Estado. 


“Todo o conteúdo do festival e de sua revista buscam fomentar práticas de ensino e promoção da cultura tendo como eixo temático as informações do RG, como, por exemplo, o que pode-se inferir a partir do nome e sobrenome acerca de alguém? A naturalidade carrega elementos culturais que atravessam as existências e individualidades? E a filiação, a origem dos pais afeta as trajetórias de gerações? Quem são os pais e mães do Brasil? A data de nascimento indica qual momento histórico? O objetivo é oferecer subsídios para oficinas e produzir material didático com o máximo de  acessibilidade possível”, afirma Talita. 


Mais informações no perfil do Instagram @registro.geral e no site.


Confira a programação:
21/6 - Nome e sobrenome: cidadania, identidades e diversidade
Roda de conversa: Caio Jade, Paulete LindaCelva, Uyra Sodoma, Júlia Clara de Pontes 
Mediação: Transceda
Sarau: Sarau das Mina, Joca


 
22/6 - Filiação: quem são os ‘pais’ do Brasil?
Roda de conversa: Luciene Nascimento, Thiago Elniño, Denilson Baniwa
Mediação: Cléia Udama
Sarau: Kleber Fernando, Sarau das Mina


 
23/6 - Naturalidade: território, diversidade e identidades
Roda de Conversa: Funkeiros Cults, Eliane Potiguara, Marta Quintiliano
Mediação: Gabriel Araújo
Sarau: Sarau das Mina
Apresentação Musical: Thiago Elniño
 


Leia também