Notícias

A Sagrada Profissão do Sofer – O Escriba de Nossos Textos Sagrados

30/06/2021
A Sagrada Profissão do Sofer – O Escriba de Nossos Textos Sagrados | Jornal da Orla

Os judeus, muitas vezes, são chamados de “Am ha-sefer”, o Povo do Livro. Essa designação ressalta a importância do texto no judaísmo e a crença de que Deus se comunica conosco por meio da palavra escrita.

 
O texto central do Judaísmo é a Torá. O que reforça a importância de seus ensinamentos é o fato de ser escrito de maneira especial.

 
Historicamente, os soferim já eram de grande importância, não só por terem iniciado os estudos rabínicos, mas também por terem fixado o cânone das Escrituras do Antigo Testamento e, como copistas e editores, por seus enérgicos esforços para salvaguardar a pureza do texto original.

 
O Talmud registra 18 mudanças (tikun soferim) que eles introduziram para impedir a má compreensão das Escrituras.

 
Um sofer (hebraico para “escriba”) é o artesão especialmente treinado que escreve os textos sagrados em pergaminhos usando a forma tradicional da caligrafia hebraica. 

 
Além de escrever, o sofer pode gastar um tempo significativo verificando os textos existentes para garantir que eles foram feitos corretamente e não foram danificados ao longo do tempo.

 
Um escriba moderno também é conhecido como sofer STaM, que é um acrônimo para sefer Torá, tefilin e mezuzá, os três itens sagrados que o sofer escreve com mais frequência.

 
Além disso, um sofer pode escrever pergaminhos da Meguilá, documentos a serem usados no divórcio judaico e outros itens especializados.

 
Escrever um rolo da Torá é um ato religioso. Em primeiro lugar, um rolo da Torá deve ser kosher (aceitável de acordo com a lei judaica), e necessita ser escrito à mão. 

 
Isso é feito pelo sofer, que é devoto e conhecedor das leis que governam a escrita e montagem apropriada de um pergaminho. Sofer vem da raiz hebraica “contar”. 

 
De acordo com o Talmud, esses estudiosos contavam cada letra da Torá. 

 
Todos esses os rituais devem ser usados de acordo com padrões rígidos de tamanho, estilo de letras e layout.

 
Existem milhares de detalhes envolvidos na criação do STaM kosher, e o escriba deve ser proficiente em todos eles.

 
Assim, além de treinar sua mão para criar um trabalho bonito e agradável aos olhos, ele deve estudar os detalhes intrincados que tornam esse trabalho sagrado e válido para o cumprimento das mitzvot.

 
Os materiais usados para criar estes itens sagrados também são restritos. O pergaminho usado para escrever deve ser feito com a pele de um animal kosher. Também o escriba mistura uma tinta especial para registrar e prepara o próprio utensílio de escrita, uma pena, geralmente de uma pena de peru.

 
Ele usa um instrumento de palheta para riscar linhas no pergaminho em preparação para a escrita.

 
Há um tipo especial de inscrição que é usado para escrever a Torá, e a mezuzá. Embora a escrita pareça em forma de letras hebraicas, certas letras são enfeitadas com coroas, chamadas tagin. 

 
Visto que a diferença entre os pergaminhos kosher e não kosher podem não ser aparentes ao olho humano, é importante que o escriba seja um indivíduo temente a Deus.

 
Em sua preparação, o escriba mergulha em uma mikvá.

Antes de começar um novo pergaminho, ele recita uma expressão declarando sua intenção de escrever o pergaminho para um propósito sagrado. 

 
Sempre que escreve o nome de Deus, o sofer concentra-se na tarefa declarando em voz alta sua intenção de honrar a Deus escrevendo o santo nome.

 
Nos 613 mandamentos da Torá, o penúltimo é que todo judeu deve escrever um sefer Torá antes de morrer.