Notícias

O inverno chegou!

02/07/2021
O inverno chegou! | Jornal da Orla

Estou imaginando o som rachado do carro que, volta e meia, passa à minha porta anunciando a chegada da pamonha. Seu aroma característico nos faz percebê-lo de longe, pelas narinas. E o inverno chegou, e com ele, o frio na pele, mas também no nariz; me refiro à inalação de ar frio. 

Nossa pele funciona como uma capa de proteção às agressões físicas, biológicas – fungos, bactérias – a produtos químicos, e, mesmo contra o sol. Essa barreira vem das células da derme e epiderme, secreção de suor e gordura, e funciona com o a primeira linha de defesa de nosso corpo e nos ajuda mantendo o equilíbrio  de fluidos corporais, retendo a hidratação e impedindo a desidratação; percebendo a pressão exercida sobre ela e fazendo-nos sentir dor – absorve o choque e nos alerta para um perigo iminente; e, motivo de nossa crônica desta semana, regula a temperatura corporal, isolando o corpo, conservando o seu calor em condições de frio e transpirando para diminuir a temperatura do corpo quando a temperatura fica quente. Uma situação em que perdemos parte de nossa pele pode nos levar a situação bastante grave, como é o caso de queimadura. Dependendo de sua extensão, pode nos levar a desidratação extrema e permitir o surgimento de infecções incontroláveis. 

Nossa região, de clima tropical, tem temperatura média de 22ºC e no verão, o sol brilha para cada um e as sombras passam a ser disputadas palmo a palmo. Nossa gente fica mais alegre, as praias lotadas, e os jardins lindos de se ver com casais, crianças e jovens caminhando e praticando esportes ao ar livre. Não somos afeitos a temperaturas muito baixas. Mas o inverno está aí e nem foi preciso o carro da pamonha nos avisar para os agasalhos com cheiro de naftalina saírem dos armários, ajudando nossa pele em sua função de nos proteger. Nestes momentos é que mais percebemos o quanto é importante a criação e manutenção de políticas públicas que visem a proteção de pessoas vulneráveis que vivem em situação de rua; pois a exposição a temperaturas baixas podem lhes trazer doenças muitas vezes de difícil controle. 

Se podemos nos agasalhar com casacos, meias e luvas, nem sempre podemos aquecer o ambiente de modo a diminuir a inalação de ar frio pelo nariz que, mesmo com seus mecanismos próprios de proteção, como os pelos, muco e anatomia característica, fica sempre mais exposto.  É impossível tapar o nariz (temos que respirar!); cobri-lo com uma touca de lã, nem sempre é confortável. Além disso, nessa época do ano, a baixa umidade do ar, o aumento da poluição atmosférica e as alterações mais bruscas de temperatura, são fatores preocupantes para quem sofre de doenças respiratórias. 

Crianças e idosos merecem cuidados especiais e a maior arma que temos é a vacina antigripal, um chá quente, quiçá, um bom vinho, e nos agasalhar. Não temos a cara do frio, nossas casas não têm aquecimento e, nem tão pouco, estamos habituados a brincar com o gelo da neve. Apesar de termos uma linda praia, à essa época, o sol não brilha como no Ceará. Convença-se e proteja-se; esses dias não estarão para peixe.