Notícias

Mitos e verdades sobre ganho de peso no inverno

03/07/2021
Mitos e verdades sobre ganho de peso no inverno | Jornal da Orla

No inverno, é natural as pessoas comerem mais e fazerem menos atividade física no inverno. No entanto, há alguns mitos que acabam interferindo no comportamento nesta época mais fria do ano. Confira o que procede ou não, segundo Claudia Chang, pós-doutora em endocrinologia e metabologia pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

 

Pessoas engordam no inverno porque sentem mais fome
Mito. Com a redução das temperaturas, o corpo passa a necessitar de mais energia para gerar calor e manter a temperatura corporal adequada. Como nossa energia vem do que comemos e de nossas reservas de energia, o organismo manda sinais para aumentar a fome. No entanto, essa energia a mais que ingerimos é gasta na produção de calor. O problema é quando o consumo de alimentos ultrapassa a necessidade real do organismo, principalmente os mais calóricos, como bolacha, chocolate e pães. 

 

O organismo precisa de mais comida no inverno
Verdade. A comida serve como um combustível para produção de calor no nosso corpo. Sendo assim, a necessidade de se alimentar se torna maior para elevar a temperatura corporal. Entretanto, esse maior consumo é acompanhado por um aumento da taxa metabólica basal (energia que o corpo gasta em repouso), o que mantém um equilíbrio e não leva ao ganho de peso.
 

O inverno é uma excelente época para emagrecer
Verdade. Neste período, o metabolismo acelera, já que o corpo precisa produzir mais calor. Este processo ativa mecanismos que estimulam a queima de gorduras acumuladas, podendo atingir um aumento de até 10% da queima calórica. No entanto, para isso ocorrer, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e não exagerar nos fondues e chocolate quente. 

 
Podemos treinar menos no inverno, pois o frio acelera o metabolismo
Mito. Com o metabolismo mais acelerado, a prática de atividade física trará mais resultado para o emagrecimento. Exercitar o corpo é importante não apenas estética, mas para manter a saúde física e mental e, consequentemente, uma boa qualidade de vida.