Baixada Santista

Voluntários auxiliam população em situação de rua em abrigo de Praia Grande

05/07/2021
Voluntários auxiliam população em situação de rua em abrigo de Praia Grande | Jornal da Orla

As pessoas que estão em condição de rua são mais suscetíveis à questão das baixas temperaturas. O Abrigo Solidário Eliane Malzoni, no Bairro Quietude, atende como abrigo noturno de moradores de rua, oferecendo cama, banho e refeição, em ambiente higienizado e com medidas para evitar aglomeração. Uma alternativa para ninguém passar frio nas ruas. O local funciona com o apoio de voluntários e para ajudar não é preciso ter experiência.

 

Também não há a necessidade de trabalhar todos os dias e nem todos os voluntários precisam trabalhar a noite. Há opções para atuar durante o dia, quando o local está vazio. Se você tem 2 ou 3 horas livres para dedicar ao próximo, uma vez por semana pode atuar como voluntário do Abrigo Solidário.

 

Uma das funções mais simples é a lavagem de roupas. Realizada durante o dia, permite que o voluntário escolha qual o melhor horário para trabalhar. Só precisa operar a máquina de lavar e a secadora. Quem sabe varrer, lavar ou passar pano no chão também tem horário flexível para atuar.

 

A partir das 19h começam a atuar os recepcionistas, responsáveis pela triagem, cadastro, guardar pertences e organizar o banho. A entrada dos usuários é acompanhada pela Guarda Civil Municipal, que faz a revista em todos os abrigados.

 

A cozinha começa a operar as 18h, preparando os alimentos e servindo aos acolhidos. Às 21h30 essa turma já encerrou seu expediente e pode ir para casa. Das 6h às 7h30 entra em campo a turma do café da manhã, que prepara o lanche e serve antes que os usuários do serviço deixem o local.

 

Qualquer pessoa maior de 18 anos, que tenha disposição para atuar e ajudar o próximo pode se cadastrar para ser voluntário. A escala de serviço é bastante flexível também e o serviço não gera vínculo empregatício. Para ser voluntário, basta ligar para (13) 3491-1337 ou falar diretamente o coordenador da unidade, por meio do telefone (13) 97404-8474.

 

Atendimento

Com capacidade para 72 pessoas, o abrigo Solidário, inaugurado há pouco mais de um ano, recebe moradores em situação de rua apenas no período noturno. Lá estas pessoas recebem orientações sobre os serviços sociais da Cidade e de qual forma pode mudar sua realidade. A unidade é administrada pela Associação de Promoção e Assistência Social "Estrela do Mar" (Apasem) e conta com o apoio da Prefeitura de Praia Grande. O Abrigo Solidário Eliane Malzoni fica na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.650, próximo ao PS Quietude.