Baixada Santista

Guarujá terá cadeiras anfíbias e de trilhas para pessoas com deficiência

07/07/2021
Guarujá terá cadeiras anfíbias e de trilhas para pessoas com deficiência | Jornal da Orla

Guarujá deverá receber cadeiras anfíbias e também de trilhas, voltada ao atendimento das pessoas com deficiência. O anúncio foi feito pela secretária dos Diretos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Célia Leão, durante a abertura do Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens), que teve início na terça-feira (6), em Guarujá.

 

“O esporte é o meio mais fácil de promover a inclusão. Vamos contemplar Guarujá com novas cadeiras anfíbias, além das específicas para trilhas, junto com outros equipamentos para pessoas com deficiência”, anunciou Célia Leão.

 

O Paradens disponibiliza cursos técnicos para modalidades esportivas paralímpicas. A etapa Guarujá vai até esta sexta-feira (9), na Unaerp, com capacitações técnicas de bocha, goalball, vôlei sentado e natação. A iniciativa conta com o apoio da Universidade e da Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS).

 

Guarujá é a quarta cidade do Estado e a primeira da Baixada Santista, a receber o Programa. Durante o evento, o secretário de Esportes do Estado, parabenizou a Prefeitura pelo trabalho realizado à frente do esporte. “Estamos muito felizes com o que vem sendo feito na Cidade. O Paradens tem como objetivo garantir a qualificação dos profissionais para aprimorar o atendimento aos atletas com deficiência”, comentou.

 

Representando o prefeito, a vice-prefeita da Cidade, falou da honra de Guarujá em ser sede do Programa. “Guarujá é um celeiro de atletas. E é através da inclusão que temos uma cidade que vem mudando os rumos do esporte. É por meio da inclusão e do lazer que também melhoramos a qualidade de vida das pessoas. Que possamos trazer mais eventos como esse para Guarujá”.

 

Para o secretário de Esportes da Cidade, “receber o Paradens mostra o reconhecimento do Governo do Estado para com o trabalho desenvolvido na Cidade”.

 

Paradens

Voltado aos profissionais de educação física, o programa visa fomentar o esporte paraolímpico, através da capacitação técnica. As aulas práticas têm como objetivo, além da aplicação dos conceitos e técnicas, desenvolver os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades esportivas individuais e coletivas. Também incentiva a criação de um mapeamento do Estado onde se poderá pesquisar sobre a prática de modalidades e locais de treino na sua região e oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais.