Baixada Santista

Homicídios dolosos caem pela metade em Guarujá

13/07/2021
Homicídios dolosos caem pela metade em Guarujá | Jornal da Orla

Nos primeiros cinco meses de 2021, Guarujá registrou queda de 50% no índice de homicídios dolosos – quando há intenção de matar –, comparando com o mesmo período do ano passado. É o que apontam os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgados na última semana. Foram três casos registrados entre janeiro e maio de 2021, contra seis de 2020.

Dos nove municípios da Baixada Santista, apenas três computaram queda no número de mortes violentas. A maior redução se deu em Guarujá, enquanto em cidades vizinhas esse índice subiu até 600%.

 

A Prefeitura de Guarujá atribui o resultado aos crescentes investimentos realizados pelo Município como complemento ao trabalho do Governo do Estado voltado à Segurança Pública.

Nos últimos anos, a Guarda Civil Municipal (GCM) ampliou o efetivo com 54 novos guardas, totalizando 331 GCMs, e regulamentou o uso de arma de fogo pelo Decreto 12.381/2017.

 

Foram adquiridos ao longo desses quatro anos, além de armamento, equipamentos, novas viaturas e uniformes. A Cidade também foi contemplada com câmeras de monitoramento. Ao todo, Guarujá possui mais 1.700 câmeras, sendo 1.636 instaladas em 72 próprios públicos, e outras 75 distribuídas pelas orlas das praias, Centro, áreas comerciais de Vicente de Carvalho e Morrinhos.

Outra conquista foi a implantação de uma Coordenadoria da GCM em Vicente de Carvalho. A base funciona no prédio da antiga Subprefeitura, localizado na Rua Cunhambebe, 500, e tem objetivo de ampliar a atuação no Distrito, principalmente nas áreas comerciais. Além disso, uma base também foi implantada na Estrada do Pernambuco.