Baixada Santista

Bertioga conquista prêmio ‘Capital Cultural de São Paulo’

15/07/2021
Bertioga conquista prêmio ‘Capital Cultural de São Paulo’ | Jornal da Orla

Na terça-feira (13) Bertioga recebeu o título de Capital Cultural de São Paulo 2021. O prêmio reconhece a excelência na cena artística e a importância dada à cultura pela gestão municipal. A cerimônia aconteceu em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

Bertioga foi um dos 20 municípios paulistas contemplados com o prêmio. Na Baixada Santista, apenas Bertioga e Itanhaém receberam o reconhecimento. Além desse título, o Município também foi premiado pela participação nos programas culturais do Estado.

 

O evento contou com a presença do governador João Doria, secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão, secretário de estado de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi e do presidente do Conselho Administrativo da Amigos da Arte José Gregori.

 

Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura o título concedido à Bertioga demonstra que o modelo de gestão da cultura adotado pela Administração Municipal está no caminho certo.

 

“A descentralização dos serviços, democratização das atividades culturais e valorização dos artistas locais – marcas da atual gestão na área da cultura – trouxeram benefícios para a população bertioguense e, consequentemente, o reconhecimento ao nosso trabalho”, afirmou.

 

A premiação do Programa Juntos Pela Cultura tem o objetivo de fomentar e difundir a cultura de forma unificada entre o estado, prefeituras e segmentos artísticos, desenvolvendo a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo.

 

A diretora de Cultura do Município  ressalta que a parceria com o Governo do Estado e as diversas esferas do poder público resulta em mais oportunidades para a população.

 

“Sem dúvidas, estamos muito felizes de ver Bertioga sendo reconhecida. Com a pandemia, toda a ajuda que o Estado está recebendo através do programa Juntos pela Cultura será fundamental para reestabelecer a classe artística e, consequentemente, a economia como um todo”, afirma.