Baixada Santista

Em seis meses, chr39Cata Coisachr39 de Guarujá realizou cerca de três mil agendamentos

19/07/2021
Em seis meses, chr39Cata Coisachr39 de Guarujá realizou cerca de três mil agendamentos | Jornal da Orla

O caminhão ‘Cata Coisa’, responsável por recolher materiais inservíveis, visando diminuir o descarte irregular em espaços públicos, contabilizou de janeiro a junho deste ano cerca de  três mil agendamentos para o serviço – uma média mensal de 500 atendimentos. O objetivo é diminuir o descarte irregular de madeiras, móveis, colchões e eletrodomésticos em vias públicas, canteiros centrais, córregos, canais, terrenos, entre outros espaços.

O serviço permite ao munícipe cooperar com a Cidade para que as ruas e, sobretudo canais e córregos, permaneçam limpos, evitando que tais detritos sejam descartados irregularmente, acabando por comprometer a vazão das águas pluviais e, consequentemente, ocasionando pontos de alagamentos e enchentes.

No final de março do ano passado, a Prefeitura adotou uma ferramenta importante para facilitar o contato com o munícipe – o WhatsApp. Das cerca de três mil solicitações, 60% foram por meio desse canal. As 40%  restantes foram agendadas pelo telefone fixo do serviço.

De acordo com a Diretoria de Manutenção de Vias, Acessos e limpeza Urbana, vinculada à Seurb, os munícipes que mais agendaram o Cata Coisa neste primeiro semestre são moradores dos bairros Pae Cará e Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho; e Santa Rosa, na sede do Município, seguidos por outros em menor proporção como Guaiúba, Jardim Las Palmas, Vila Áúrea, Santo Antônio, Acapulco e Morrinhos.

De acordo com o diretor de Manutenção de Vias, Acessos e Limpeza Urbana, cada agendamento realizado é um material que deixa de ser descartado irregularmente. “As pessoas aderiram positivamente aos serviços agendados via WhatsApp, tanto é que os pedidos aumentaram consideravelmente com esse novo canal de comunicação entre o Poder Público e o munícipe.

Serviço

O caminhão ‘Cata Coisa’ funciona semanalmente, de segunda-feira a sábado, porém, os agendamentos devem ser feitos de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30. Pelo WhatsApp o contato é  o (13) 99620 0855 e  pelo telefone fixo (13) 3344-3312.

O ‘Cata Coisa’ não recolhe entulho e nem restos de vegetais, como poda de árvores e galhos. Nesse caso, o munícipe deve contratar um serviço particular de caçambas.

A Prefeitura reforça que é proibido despejar detritos e resíduos de qualquer natureza nos passeios, jardins e logradouros públicos, além de rios e canais, terrenos vagos e edifícios abandonados. A multa para este tipo de infração varia de R$ 538,28 a R$ 9.808,00.