Notícias

Carreta do Senai inicia cursos em São Vicente

20/07/2021
Carreta do Senai inicia cursos em São Vicente | Jornal da Orla

Os alunos inscritos no Curso de Técnicas Básicas em Serralheria em Aço e Alumínio na Escola Móvel do SENAI iniciaram as aulas na segunda-feira (19). Dando boas-vindas aos alunos, a vice-prefeita de São Vicente, Sandra Conti, falou sobre a importância da ‘Carreta do Senai’ no Município.

 

“Pegamos a Cidade, durante uma situação de pandemia, em que muita gente perdeu o emprego. Agora, precisamos proporcionar essa retomada econômica e o SENAI sempre foi um grande parceiro de São Vicente. Era uma vontade do prefeito Kayo Amado que os cursos do SENAI viessem para a Cidade.”

 

A vice-prefeita ressalta que essa é a primeira carreta, mas que outras virão. “Eu espero que seja um sucesso e que a população abrace essa oportunidade. Teremos também cursos na Área Continental, em breve.” 

Para Marcelo Gurgel, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (Sedect), os cursos possuem a característica de formação, mas também oferecem oportunidades empreendedoras. “O olhar da pessoa que tem uma formação faz com que ela possa buscar o mercado de trabalho, mas também aproveitar o conhecimento adquirido para empreender. Assim que acabar o curso, ele pode se formalizar como MEI, abrir o próprio negócio.”

 

A Escola Móvel do Senai proporcionará diversas oportunidades de cursos profissionalizantes aos munícipes. A carreta fica estacionada na Praça Tom Jobim (Biquinha) até dezembro deste ano. Ao todo, serão disponibilizadas mais de 350 vagas aos vicentinos maiores de 18 anos, para cursos de qualificação em diversas áreas. 

 

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (SEDECT) e faz parte das ações do Comitê Gestor de Retomada Econômica (Cogere). A realização dos cursos é uma parceria entre a Prefeitura de São Vicente, o Programa Empreenda Rápido, do Sebrae e o Governo do Estado, com execução do Senai.

 

Cursos

Ao todo, são 74 cursos oferecidos na Cidade, que fazem parte do plano de retomada econômica. Eles estão disponíveis em 18 modalidades, com mais de mil vagas. O cronograma está disponível no site da Prefeitura. 

 

As aulas são realizadas de forma presencial, respeitando todos os protocolos de segurança para evitar o contágio da Covid-19. 

Em setembro, está prevista a chegada de outra carreta trazendo a Escola Móvel, dessa vez para a Área Continental, que ficará estacionada na Subprefeitura.