Baixada Santista

Passe Livre de Guarujá inicia período de inscrições online na segunda-feira (26)

20/07/2021
Passe Livre de Guarujá inicia período de inscrições online na segunda-feira (26) | Jornal da Orla

O Passe Livre, benefício que garante aos estudantes a gratuidade no transporte público municipal, inicia o 3° período de inscrições para cadastramento e recadastramento, na próxima segunda-feira (26). O procedimento, que permanece on-line, segue até sexta (30).

 

Os alunos que solicitaram o benefício em abril, mas tiveram a solicitação indeferida devido documentação inválida, assim como os que perderam o prazo de inscrição anteriormente, terão uma nova oportunidade.

 

Para se inscrever, o interessado deve acessar o site Prefeitura de Guarujá e clicar na aba ‘Educação’ para entrar na plataforma do programa. O estudante também consegue acessar a plataforma pelo QR Code divulgado pela Secretaria de Educação (Seduc) nas redes sociais, basta apontar a câmera do celular para o código.

 

Já no ambiente online, o estudante realiza seu cadastro informando o nome completo, CPF, unidade de ensino, e-mail e telefone para contato. Em seguida, é necessário enviar, por meio da plataforma, os seguintes documentos digitalizados: RG, comprovante de matrícula, comprovante de renda familiar e comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou IPTU).

 

Os alunos que não possuíam o benefício anteriormente e tiverem a solicitação aprovada, poderão confeccionar seus cartões a partir de 25 de agosto na City Transporte, localizada no Ferry Boat’s Plaza – Praça Nações Unidas, s/n°, na Vila Ligya. Basta estar munido do RG e CPF. Já os estudantes que já possuíam o cartão no ano passado terão o benefício ativado automaticamente após deferimento da solicitação para o ano letivo de 2021.

 

O resultado da análise do pedido ficará disponível na instituição de ensino do aluno a partir do dia 25 de agosto.

 

Mais de 11 mil alunos 

Nos últimos quatro anos, 11.511 alunos foram contemplados com o Passe Livre. Deste total, apenas em 2018, foram beneficiados 3.631 mil estudantes. Já em 2019, esse número foi ultrapassado com 3.797 mil alunos favorecidos. Em 2020, por conta da pandemia da covid-19, o número teve uma queda com 2.364 benefícios concedidos. E neste ano, até o momento, 1.719 mil alunos foram contemplados entre o 1º e 2º período.

 

Em 2020, os recadastros, assim como as aulas presenciais foram paralisadas devido à doença. Segundo a Presidente da Comissão Permanente do Passe Livre, Kelly Muniz, com o retorno das aulas presenciais “há expectativa de conceder cerca de 1.000 benefícios aos estudantes nesta última fase”, pontua.

 

O Passe Livre é uma gratuidade no transporte público municipal, que é concedida para uso exclusivo dos estudantes, moradores de Guarujá. Podem solicitar o benefício alunos das redes municipal, estadual e particular, que residam a mais de um quilometro da instituição de ensino onde estão matriculados e possuam renda familiar inferior a quatro salários mínimos.