Baixada Santista

Monumento Oscar Niemeyer, em São Vicente, passa por revitalização

21/07/2021
Monumento Oscar Niemeyer, em São Vicente, passa por revitalização | Jornal da Orla

O Memorial dos 500 Anos, também chamado de Monumento Oscar Niemeyer, localizado no topo da Ilha Porchat, em São Vicente, começou a passar por um processo de revitalização na terça-feira (20). O trabalho é realizado pela equipe da Secretaria de Turismo (Setur).

 
Todo o local passou por limpeza pesada, enquanto as muretas da estrutura foram lixadas e receberam uma camada de base. Em seguida, receberam tinta branca acetinada, cor original do monumento, inaugurado em 2002.

 
De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Turismo (Setur), Rodrigo Rosário, trazer de volta a cor original do monumento é importante porque resgata a história do Município. “A primeira pintura foi em branco e a gente vai deixar esse equipamento público com a cor original, principalmente esse, que tem uma grande história com a Cidade”, explica.

 
O piso, que tem forma de arco, também será pintado na cor de concreto. “Esse é o terceiro equipamento a receber esse tipo de revitalização, já pensando na retomada do turismo no Município”, comenta Rodrigo.

 
Outros equipamentos turísticos 

Em março, o primeiro equipamento turístico a receber os serviços foi a praça localizada na Rua Japão, no Parque Bitaru. Lá foram feitos serviços de roçagem, varrição, pintura e poda de vegetação.

 
O segundo local foi o Porto das Naus, no Japuí, que recebeu serviços de limpeza, roçagem, pintura dos mourões, poda de vegetação e conserto do portão. 

Novas revitalizações já estão no cronograma da Setur, contemplando outros equipamentos públicos de São Vicente.