Santos

Evento lança otimismo sobre retomada econômica em Santos

22/07/2021
Evento lança otimismo sobre retomada econômica em Santos | Jornal da Orla

Com uma série de protocolos de segurança sanitária, teve início na quarta-feira (21), no Santos Convention Center, a Expo Retomada 2021, o primeiro de 30 eventos programados pelo governo do Estado, que servirão como teste para a retomada das feiras e do turismo de negócios.

 

Todos os participantes (visitantes, expositores, autoridades e jornalistas) tiveram que fazer um pré-cadastro on-line, informando dados pessoais e respondendo a questionários sobre eventuais sintomas de covid-19. No local, logo na entrada, houve aplicação de testes antígeno (por coleta de secreção nasal) – 1,5 mil fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde –, com circulação liberada somente após o resultado, em caso de negativo.

 

Álcool em gel pelos corredores, uso obrigatório de máscaras, catracas sem contato físico (QR Code), limpeza constante dos corrimões das escadas rolantes, distanciamento entre as cadeiras e estandes sem os tradicionais cafezinhos e salgados foram outras medidas adotadas pela organização, que, durante duas semanas, vai monitorar os inscritos a fim de identificar possíveis contágios nesse período.

 

ABERTURA PARA MAIS NEGÓCIOS
Representantes de associações de empresas de eventos e turismo expuseram as dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia e ressaltaram a importância do evento-teste para a retomada segura das atividades e da geração de empregos no setor.

 

Ao público também falou o prefeito Rogério Santos, destacando ações nas áreas de planejamento e saúde, que permitiram à Cidade ser a primeira a sediar a série de encontros promovidos pelo Estado. “Esse é o resultado de muito trabalho, desde a vacinação à própria construção desse centro de convenções, com a possibilidade de a gente fazer primeiro evento de fato. O compromisso é de que, se o resultado for positivo, estaremos abertos para mais eventos de negócios”.

 

Outra autoridade a discursar foi o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, que celebrou a realização do encontro. “Foi uma trajetória muito difícil para estarmos aqui, agora. Estávamos com a luz apagada, sem saber para onde iríamos, aprendendo no dia a dia”, disse, recordando o início da pandemia e ressaltando as novas perspectivas obtidas a partir da produção de vacinas pelo Instituto Butantan.

 

PROGRAMAÇÃO
Com a expectativa de receber 1,5 mil visitantes (750 por dia), a Expo Retomada conta com 40 estandes, a maioria de empresas de eventos (feiras, locações e organização), hotéis, pousadas e flats. A programação tem sequência nesta quinta-feira (22), das 11h às 18h, no Santos Convention Center, na Praça Almirante Gago Coutinho, na Ponta da Praia.