Baixada Santista

Bandeira de São Vicente é retratada em pintura de artista plástico na Biquinha

22/07/2021
Bandeira de São Vicente é retratada em pintura de artista plástico na Biquinha | Jornal da Orla

Quem passar pela Avenida Getúlio Vargas, entre as praças 22 de janeiro e Tom Jobim, no Gonzaguinha, vai se deparar com a nova obra do artista plástico Laércio Alves da Silva: a bandeira de São Vicente pintada em uma caixa de energia, próximo à primeira obra assinada por ele, e que retrata a paisagem da orla, na Biquinha.

 
De acordo com o artista, nascido no interior de São Paulo e que vive em São Vicente há 12 anos, “a ideia de fazer a bandeira é resgatar nossa identidade. Não podemos tirar o título de São Vicente, que é o berço da democracia no Brasil”.

 
A técnica usada para essa obra foi o grafite, diferente de quando ele pintou o mural, utilizando tinta acrílica e pincel. 

 
A iniciativa dessas obras na Cidade é da Secretaria de Turismo (Setur). Para o secretário adjunto, Bruno Santos de Medeiros, “além da questão de gestão, a gente tem que entender a Cidade como munícipe. São Vicente precisa de luzes e cores, e hoje estamos valorizando a nossa bandeira, que é lindíssima”.

 
A Setur pretende colorir outros pontos turísticos e identificar os locais de uma forma viva, como explica o secretário adjunto da pasta: “O essencial para uma Cidade consolidar o Turismo é ter segurança e zeladoria. A obrigação do poder público é preservar e manter esses locais de uma forma digna, para que a população volte a ocupar esses espaços.”