Mundo Pet

Como identificar Diabetes em cães?

24/07/2021
Como identificar Diabetes em cães? | Jornal da Orla

Os animais de estimação também podem desenvolver diabetes, doença que faz com que o organismo do pet diminua ou pare de produzir insulina suficiente para regulação da glicose. Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que auxilia a mover a glicose do sangue para as células do corpo, onde é utilizada para produzir energia. Jade Petronilho, médica veterinária da Petlove, explica fatores, sintomas e como prevenir a doença. Confira:

Fatores que podem contribuir com o aparecimento da doença 
Entre alguns dos motivos que podem contribuir com o surgimento da diabetes estão causas genéticas, infecções ou medicamentos mal administrados. No entanto, dois dos principais motivos são a obesidade e a idade avançada.  A doença tem maior incidência em animais de meia idade e cães de porte pequeno, como as raças Poodle, Schnauzer e Beagle. 

Sinais de alerta
Você deve ficar atento e consultar o médico veterinário caso o pet demonstre sede excessiva, tiver maior produção de urina, aumente o apetite e tenha perda de peso. 

Fique vigilante caso formigas apareçam perto da urina do seu pet. Esse problema pode representar a deficiência na produção da insulina, que leva glicose para o corpo por meio do sangue. Com esse déficit, o organismo acaba concentrando glicose de forma elevada e ela acaba sendo expelida em excesso pelo xixi. 

Um sintoma mais grave é a convulsão, que pode ser um sinal de hipoglicemia. "O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue e urina, para medir glicemia no cachorro e verificar a existência da doença", explica a especialista. 

"Apesar de não ter cura, o tratamento se assemelha ao dos seres humanos, com doses diárias de insulina e também o manejo dietético adequado, indicados pelo médico veterinário", conta. Realizar atividades físicas com o pet também é essencial para o controle da glicemia. 

Como prevenir? 
A alimentação é um dos fatores principais para a prevenção da diabetes. É crucial atender as necessidades nutricionais do animalzinho, respeitando o consumo adequado de proteínas como peito de frango e carne. 

Uma rotina de atividades físicas também é importante para a prevenção da doença, isso porque a prática auxilia no controle de glicose e gordura do animal.