Notícias

Democracia não corre riscos, diz presidente da OAB-SP

23/07/2021
Democracia não corre riscos, diz presidente da OAB-SP | Jornal da Orla

 

O presidente da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos, se reuniu com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para falar sobre a retomada das atividades presencial do Poder Judiciário e também defender o acesso à Justiça das parcelas mais carentes da população brasileira. 

Em visita à Redação do Jornal da Orla, na sexta-feira (23), Caio Augusto também comentou as ameaças à democracia feitas pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Defesa, general Braga Neto. “Acreditamos que é mais um recurso de linguagem do que algo que possa abalar a nossa democracia”, declarou. Segundo ele, as Forças Armadas alcançaram um grau de maturidade para entender que os governos devem ser exercidos por civis.

Caio Augusto relatou que, em sua audiência com o ministro Fux, ele ponderou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve apresentar um plano nacional de retomada das atividades do Poder Judiciário, respeitando as orientações sanitárias. 

O presidente da OAB também defendeu junto ao ministro a melhora dos Centro Judiciários de Solução de Conflitos, em especial a mediação, conciliação e a arbitragem.

Acompanharam o presidente da OAB-SP à sede do Jornal da Orla os advogados Raphael Meireles, Rogério Bassili, Rodrigo Julião, Maria  Lúcia Robalo, Luiz Ricardo Vasques Davanso e  Rubens Rocha.