Geral

Como limpar vidros: truques caseiros para economizar seu tempo na faxina

16/07/2021
Como limpar vidros: truques caseiros para economizar seu tempo na faxina | Jornal da Orla

Dicas de como limpar vidros sem deixar manchas

Quantas vezes ao finalizar a limpeza dos vidros da sua casa você percebeu que estava mais sujo que antes? Às vezes, usar os produtos apropriados não é o suficiente porque se você não souber o passo a passo de como limpar vidros da maneira certa, ele continuará manchado.

Essas dicas servem para todo tipo de vidro, seja um espelho, janela ou mesa.

  • Evite higienizar os vidros nos dias mais quentes, pois nestes dias os produtos vaporizam muito rápido, deixando marcas na superfície;
  • não despeje muita água no vidro. Desse modo, nas recomendações a seguir, vamos lançar mão de borrifadores para atenuar a administração das soluções de limpeza caseiras;
  • evite passar o pano ou papel toalha com movimento circulares, limpe sempre na mesma direção;
  • quando for fazer a limpeza das portas de armário ou espelhos do seu banheiro, não use cloro, água sanitária, vinagre ou amoníaco, pois eles oxidam a superfície destes objetos.

Essas áreas são frágeis e produtos impróprios podem danificar vidros de espelho a médio e longo prazo. Nesta situação, aconselhamos o uso de um Limpa-Vidros vendidos dos mercados ou uma mistura simples de detergente neutro com água.

Solução caseira para limpar vidros

Para limpar vidros de janela, você precisará de:

  • 2 (duas) colheres de sopa de amônia dissolvida;
  • 1 (uma) colher de chá de detergente;
  • 1/2 (meio) copo de álcool isopropílico.

Mexa todo material e coloque em um borrifador e inteire a garrafa com água.

Você encontrará a amônia no mercado, normalmente estará nos setores de limpeza, seu frasco costuma ser semelhante com o de água-oxigenada. Também é possível trocar por amônia concentrada, mas se preferir assim, você deve diluir antes.

Para tal, preencha um borrifador com água e adicione, logo em seguida, 1/3 de xícara de amônia para completar a solução. E se você não encontrar amônia, troque por 3 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre.

Agora, jogue a mistura caseira no vidro e esfregue um pano de microfibra sobre ele. E, para enxugar o vidro, utilize um papel toalha. Após isso, sua janela vai ficar limpa e brilhando!

 

Veja como limpar e desinfetar box de banheiro

O box de banheiro é um pouco mais difícil de limpar, pois, além de aderir muito mofo, também sabonete e produtos para cabelo ficam grudados nele. O primeiro passo é molhar o box com água quente para remover sujeiras superficiais e auxiliar na etapa seguinte.

Logo depois, siga as etapas da mistura caseira que ensinamos abaixo para limpar box de banheiro. Os ingredientes são:

  • 2 (duas) colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 (uma) colher de sopa de sabão em pó para lavar roupas;
  • 1 (uma) colher de sopa de álcool isopropílico (48% ou 70%);
  • 1 (uma) colher de sopa de vinagre branco.

Mexa tudo em um recipiente com água morna. O recipiente deve suportar, pelo menos, 1 litro de volume.

Umedeça a parte amarela da esponja comum de lavar pratos ou pano de microfibra nessa solução. Limpe com delicadeza onde tem manchas de sabonete. Em seguida, umedeça de novo e seque bem. Um truque bacana é tirar o excesso de água com rodo de pia e depois secar com papel higiênico ou papel toalha.

Viu, como limpar vidros é simples? Se livre de vidros manchados e das janelas todas embaçadas! É só manter a regularidade das dicas que passamos aqui a cada quinze dias ou semanalmente que suas superfícies de vidro vão estar sempre limpinhas.