Santos

Frente fria provocará a menor temperatura do ano em Santos

27/07/2021
Frente fria provocará a menor temperatura do ano em Santos | Jornal da Orla

Ventos fortes, elevação da maré e chuvas moderadas são esperadas em Santos devido a uma frente fria que chegará na região entre esta terça (27) e quarta-feira (28). O fenômeno também causará queda nas temperaturas, principalmente na quinta e sexta-feira, quando os termômetros poderão marcar 10°, menor temperatura a ser registrada em Santos neste ano.

 

"A temperatura mais baixa desse ano foi 12°C. A maioria dos modelos de previsão indica que essa massa de ar frio vai ser um pouco mais intensa, então é bem provável que reduza a temperatura abaixo deste registro", explica o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol.

 

Ainda nesta terça, ao fim do dia, há 60% de chance de haver precipitação moderada no Município. Na quarta-feira, o dia amanhece chuvoso e permanece com o céu fechado, podendo haver pancadas de chuva forte. Já na quinta e sexta-feira não há previsão de precipitação. O volume esperado para os próximos três dias é de 15-30mm.

 

 Além das temperaturas permanecerem baixas por mais alguns dias, também está prevista ressaca da maré. Segundo previsões do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, entre quinta e sexta-feira haverá períodos de elevação atípica e as ondas podem superar os dois metros de altura. O maior pico da maré será na sexta, às 6h, com altura estimada em dois metros e ondas entre 1,8m e 2,8m.

 

ALAGAMENTOS
Caso a previsão se mantenha, há possibilidade de pequenos alagamentos nos períodos de maré elevada. "Podem haver alguns alagamentos nas áreas mais baixas, por exemplo, em algumas vias na Zona Noroeste, que teve eventos de maré alta recentemente", alerta Cassol.

 

Munícipes que quiserem receber informações sobre previsão de eventos climáticos extremos podem se cadastrar enviando seu CEP por mensagem de texto (SMS) para o número 40199. Quem precisar de socorro também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Polícia Militar, no 190.