Leitura

Tarrafa Literária de Santos terá chr39edição expresschr39 com Xico Sá e Matthew Shirts

09/08/2021
Tarrafa Literária de Santos terá chr39edição expresschr39 com Xico Sá e Matthew Shirts | Jornal da Orla

Um dos mais tradicionais festivais da literatura nacional e internacional, a Tarrafa Literária fará uma edição extra, entre os dias 12 e 28 de agosto, com a transmissão de oito mesas pelo canal do YouTube, com o nome de Tarrafa Literária ProAc Express.

 

A versão inédita terá a incumbência especial de trazer os desafios da criação e produção das obras, além dos segredos e obstáculos enfrentados pelos autores.

 

“Nós, livreiros, entendemos como ninguém, o que faz brilhar os olhos dos leitores por meio das boas e ricas histórias, quase sempre contadas por pessoas comuns, mas que se deparam com dificuldades e precisam buscar alternativas e recursos insólitos para finalizarem obras que farão a diferença na vida das pessoas”, explica o criador da Tarrafa Literária, José Luiz Tahan.

 

A abertura ocorre na quinta-feira (12), a partir das 20h, com a participação do jornalista Alessandro Atanes, com o tema ‘Relatos e escritos dos Viajantes’. No sábado, dia 14, às 17h, será a vez do jornalista e professor Moacir Assunção falar sobre ‘Reportagem e História – História e Reportagem.

 

O evento terá sequência na terça-feira (17), às 20h, com a presença do jornalista, escritor e produtor cultural, Rodrigo Savazoni, com o tema ‘A dor do amor, o relato biográfico íntimo’. Já na quinta-feira, dia 19, também às 20h, o jornalista cultural e tradutor literário, Irineu Franco Perpétuo, fará uma reflexão sobre ‘Ler os russos, um longo percurso’.

 

No sábado (21), a jornalista Josélia Aguiar, será a responsável pelo tema ‘Escrever biografias, o fazer’, às 17h.  Na continuidade, a escritora, professora, tradutora e intérprete, Chris Ritchie, discorrerá sobre ‘As partes do livro, um diálogo’ na terça-feira (24), às 20h.

 

No mesmo horário, na quinta-feira (26), o escritor e jornalista, Xico Sá, marcará presença para falar sobre ‘A crônica pelo cronista’. E no encerramento da edição inédita da Tarrafa Literária, no sábado (28), o jornalista e escritor norte americano, Matthew Shirts, trará o tema ‘O clima esquentou, ferveu. Literatura e meio-ambiente’.

 

Assim como na última edição, essa nova versão continuará no formato digital, com as transmissões sendo realizadas pelo canal do YouTube da Tarrafa Literária, devido a pandemia da Covid-19. “

 

Sobre
O Festival Internacional de Literatura de Santos – Tarrafa Literária é uma iniciativa da Livraria e Editora Realejo, localizada em Santos, como forma de incentivar e promover a literatura na região da Baixada Santista e em todo o Estado de São Paulo, a fim de conquistar novos leitores por meio da aproximação com autores de relevância internacional.