Cinema

Produções do Festival do Minuto 2020 serão exibidas no Youtube

11/08/2021
Produções do Festival do Minuto 2020 serão exibidas no Youtube | Jornal da Orla

A criatividade e o exercício de síntese em produções audiovisuais ganha espaço na exibição e bate-papo de Cinema Pontos MIS desta semana, que traz, em parceria com o Festival do Minuto, a mostra ‘Melhores Minutos 2020’. De quinta-feira (12) até sábado (14), a exibição destaca 45 trabalhos vencedores do Troféu Minuto, incluindo obras de todas as regiões do Brasil e diversos países. Para garantir um lugar na sessão virtual basta acessar e preencher o cadastro

 

No sábado (14), às 18h, ainda ocorre um bate-papo com alguns realizadores dos curtas vencedores: Mônica Zonta (‘A caixa’, SP, 2020), Jackson Abacatu (‘100m’, MG, 2020) e Luis Henrique Evo (‘Vem vindo alguém, será?’, MG, 2020), no YouTube do Museu da Imagem e do Som. O encontro terá tradução em Libras.    

 

Festival do Minuto
Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Pioneiro no formato, o evento inspirou a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.

 

Ao longo de seus 25 anos, o Festival acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem.

 

No campo da educação, a mostra oferece oficinas de formação audiovisual para professores e alunos da rede pública. Além disso, se compromete na divulgação do trabalho de estudantes universitários que buscam no audiovisual formas para se comunicar e expor suas ideias.