Significados do Judaísmo

Israel, uma potência mundial em inovação médica

18/08/2021
Israel, uma potência mundial em inovação médica | Jornal da Orla

Nos últimos anos, Israel provou ser um ponto importante para a inovação em tecnologia médica. O país possui mais de 1.500 empresas nos setores de saúde e ciências da vida, cerca de 70% em dispositivos médicos e saúde digital.

 
Mais de uma centena de novas empresas focadas no lançamento de tecnologia médica surgem a cada ano.

 
A engenhosidade israelense é responsável por alguns dos avanços médicos mais incríveis do mundo.

 
Quer sejam futuristas, como a cápsula endoscópica PillCam da Given Imaging ou os monitores da ponta dos dedos da Itamar Medical para distúrbios do sono e problemas cardíacos – ou inteligentemente simples, como o Bandage de Emergência da First Care Products – as invenções azuis e brancas estão mudando a cara da saúde em hospitais, consultórios médicos, residências e até mesmo em campos de batalha em todo o mundo.

 
“É quase um clichê dizer que Israel é um excelente lugar para inovação médica”, diz Eran Perry, diretor administrativo da Israel Health Care Ventures (IHCV), um dos maiores fundos de capital de risco do país.

 
“Mas se você olhar as estatísticas globais, é evidente – pelo gasto total em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) civil, onde somos classificados em primeiro lugar; à infraestrutura humana e empreendedorismo, onde estamos classificados entre os cinco primeiros. Você pode ver os resultados em patentes. Somos os primeiros no mundo em patentes de dispositivos médicos per capita e o segundo na Europa em bio fármacos. ”

 
O país combinou seu espírito empreendedor com curiosidade tecnológica e habilidade para criar soluções que alteram e salvam vidas. 

 
“Israel é uma potência incrível para inovação e empreendedorismo”, disse Maurice Ferré, presidente e CEO da Insightec. “Acho que isso está amplamente enraizado na cultura – um país bastante jovem que sobreviveu a muitos desafios. O uso da tecnologia como catalisador de transformação permeia todo o país, da agricultura à energia e à saúde”.

 
As universidades de pesquisa e centros médicos de renome mundial do país também atuam como parceiros valiosos, contribuindo para o desenvolvimento, teste e aplicação de novas tecnologias. Suas forças estão suas capacidades interdisciplinares, que reúnem medicina, experiência clínica, ciência dos materiais, eletrônica, especialização em software e habilidades de engenharia.

 
A indústria também se beneficia de P&D com base na defesa. Muitas startups empregam ex-militares da renomada unidade de inteligência 8200, e mais e mais deles estão encontrando um lar na tecnologia médica, disse Fisher.

 

 
A empresa Orcam possui uma equipe de cerca de 200 especialistas focados exclusivamente no desenvolvimento de tecnologia assistiva para pessoas com várias deficiências físicas, sendo muitas destas deficiências decorrentes de ferimentos em combate.
 
 
A organização Israel Health Care Ventures (IHCV) analisa de 200 a 300 novas oportunidades por ano. Eran Perry diretor-gerente da IHCV estima que 60 a 70 empresas israelenses de saúde sejam fundadas anualmente. 

 
Estes são alguns poucos sucessos de Israel no campo da medicina:
 
·        Sistema ApiFix para corrigir curvatura severa da coluna (escoliose)
 
·        O exoesqueleto robótico Rewalk, que permitiu que corredores paraplégicos em Londres e Tel Aviv completassem maratonas.
·        A Gamida Cell está desenvolvendo produtos de terapia com células-tronco para tratar câncer no sangue, tumores sólidos, doenças não malignas do sangue, como anemia falciforme, doenças autoimunes e doenças metabólicas genéticas.
 
·        O endoscópio Aer-O-Scope flexível e de navegação automática elimina o risco de perfuração do cólon, fornece imagens superiores e pode ser usado por uma enfermeira ou técnico treinado para que um gastroenterologista não precise estar presente.
 
·        O BioWeld1 da IonMed une incisões cirúrgicas usando plasma frio – em vez de pontos dolorosos, grampos ou cola – em minutos, selando e desinfetando a ferida com cicatriz mínima e tempo de recuperação.
 
·        Os desviadores de fluxo NeuroEndoGraft da Surpass Medical redirecionam o fluxo sanguíneo de um aneurisma cerebral (uma protuberância em uma parede arterial fraca), de modo que um coágulo estável pode se formar e o aneurisma potencialmente fatal não corre mais o risco de se romper.

 
Israel é também um local favorável a testes para inovações atuais e futuras: seu sistema de saúde é relativamente concentrado, atendendo a maior parte do país, então as decisões são tomadas de forma centralizada”, Einat Metzer , CEO e cofundadora da Emedgene, disse à BioWorld. 

 
“A mentalidade cultural enfatiza a importância de estar na vanguarda do progresso e, portanto, os tomadores de decisão sempre terão interesse em obter o que há de melhor e mais recente em qualquer campo da medicina. Isso significa que os empreendedores da área de saúde têm acesso relativamente fácil para explorar seus conceitos e realizar a validação antecipada. ”

 
O sistema de saúde concentrado de Israel também ajuda a apoiar a inovação rápida. “A maioria das pessoas mantém seu histórico centralizado do berço ao túmulo, dando ao sistema um tremendo acesso aos dados do paciente”, disse Fisher. 

 
Esse rico tesouro de dados dos indivíduos contribui tanto para a capacidade dos inovadores israelenses de desenvolver rapidamente soluções baseadas em Inteligência Artificial e soluções mecanizadas para mensurar a facilidade com que podem ser implementadas.

 
É impossível elencar aqui as dezenas e dezenas de inovações criadas no nosso pequeno país, mas vale frisar que Israel hoje tem um tipo peculiar de turismo, o turismo médico, pois o sistema de medicina em Israel é altamente qualificado.