Clara Monforte

Olhos nos olhos com Andréa Falino e Fernanda Masteguim

21/08/2021
Olhos nos olhos com Andréa Falino e Fernanda Masteguim | Jornal da Orla

ANDRÉA FALINO e FERNANDA MASTEGUIM são duas profissionais liberais – uma cirurgiã dentista e uma médica – que se diferenciam por serem adeptas ao uso de motocicletas possantes e fazem parte do grupo Ladies Of The Road com 40 mulheres, aqui na cidade. Elas pilotam esse veículo, quase exclusivamente masculino e vivem entre dois prazeres: a estrada e a profissão.

 

O mundo dos motociclistas é machista?  
 
Andréa: Não diria que é machista. É predominantemente masculino, onde as mulheres foram conquistando seu espaço aos poucos. Hoje, conseguimos conviver bem.  

 
Vocês sofreram preconceito?
 
Fernanda: Alguns olhares questionadores, por causa da potência da moto, mas, também um misto de olhares de admiração. Encontramos um pouco de tudo.  

 
Quando começaram no motociclismo?
 
Andréa:
Comecei aos 49 anos, em 2017. A minha primeira foi uma Harley-Davidson. A Fernanda, é minha madrinha dentro do motociclismo. 

Fernanda: E eu, com 14 anos, por diversão. Influenciada pela família. Meus pais eram motociclistas, então sempre fui estimulada pela visão de liberdade, com responsabilidade e vigiada.   

 
E você, Fernanda, começou pela Harley-Davidson?  
 
Fernanda:
Quando meu pai faleceu, herdei dele, uma Virago. Como era uma moto antiga, realizei o sonho da família e adquiri minha primeira Harley, em 2009. Desde então, não saí da marca e é minha paixão.

 
 
Por que vocês amam a Harley?
 
Andréa:
A Harley, aparentemente, é pesada, mas bem formada. Então, quando sentamos na moto e existe a simbiose, é como se vestíssemos a moto.  

Fernanda: A moto nos escolhe e não trocamos mais aquela que encaixou a pilotagem e a altura da perna.

 

O motociclismo faz parte do empoderamento feminino?
 
Fernanda:
Nós não achamos que o poder vem da moto, embora o olhar das pessoas é de nos emponderar pelo uso dela. A verdade é que nos empoderamos pela paixão de pilotar. 

 

A sensação é de liberdade?
 
Andréa:
É um momento muito particular. Quem nunca chorou ou sorriu dentro do capacete? Todos os sentidos estão em alerta. É como entrar na paisagem, fazendo parte dela. 

Fernanda: É um individualismo coletivo, uma antítese de coisas, entre solidão e grupo, trabalho, responsabilidade e lazer, tudo junto. 

Vocês já sentiram medo?  

Fernanda: Eu me acidentei gravemente, com risco de morte, na rota 66, no Arizona-EUA, onde um veículo saiu da faixa e atingiu a mim e meu esposo. Fui resgatada de helicóptero. Agora, sigo com o dobro de responsabilidade. 

Andréa: Nunca tive acidente grave, porém, tombos são comuns pelo peso da moto, em baixa velocidade. Costumamos dizer: quem não tomba não pilota. Para isso, fazemos alguns cursos de pilotagem para segurança. 

 

Qual a viagem mais longa que fizeram? 
 
Andréa:
Juntas fomos até Balneário Camboriú e Curitiba. 

Fernanda: Fiz uma viagem com minha família, para a Foz do Iguaçu e a Tríplice Fronteira. A Costa Amalfitana (Sul da Itália) é um sonho de ambas.  

 

Dose certa

Célio Dias Sales, presidente do Nurex – Núcleo de Reabilitação de Excepcional São Vicente de Paulo – em comemoração aos 31 anos assistindo santistas com necessidades especiais, promove dia 27, sexta-feira, às 19h00, confraternização, na sede, na Rua Campos Mello n° 319. Em razão das restrições, confirmar presença até dia 15, pelo celular 13-997836444.

 

Diretoria e patronesses da ACausa estão em preparativos para o tradicional jantar Por Uma Boa Causa, com renda para o Instituto Luiz Alca, que este ano, será um evento híbrido, com um gostoso jantar para apenas 88 pessoas, grifado pela banqueteiro Odila Hohene, na noite de 25 de setembro, no salão totalmente repaginado da Sociedade Humanitária de Santos. O show será uma Live da cantora Lucinha Lins acompanhada do maestro Ogair Jr., ao piano, que será transmitida pelo You Tube da Atrium Eventos. No repertório, canções de Ivan Lins, Sueli Costa, Chico Buarque e Tom Jobim. Organização Fernando Silva. Vamos prestigiar. Sucesso à vista.

 

No Tênis Clube, pela primeira vez, uma Caranguejada, descontraída promoção, para este sábado, dia 21, a partir das 13h00, somente para os sócios e famílias, com número limitado de pessoas, dentro dos protocolos exigidos. Reservas mediante pagamento, no caixa do restaurante.