Geral

Gás natural: mais segurança para a Baixada

24/08/2021
Gás natural: mais segurança para a Baixada | Jornal da Orla

O gás natural sempre jogou junto com a Baixada.

Um exemplo é Cubatão. Antes conhecida como “a mais poluída do mundo”, a cidade começou a virar o jogo entre o final dos anos 1980 e o começo dos anos 1990. 

Para mudar o cenário, o município adotou medidas importantes. Uma delas foi o a alteração da fonte energética no polo industrial. Muito mais limpo, o gás natural substituiu os óleos combustíveis e colaborou para uma significativa evolução na qualidade do ar na região. 

Além do meio ambiente, o gás encanado tem contribuído para o desenvolvimento da Baixada. Em Santos e São Vicente, o serviço teve um crescimento expressivo nos últimos 20 anos, por meio da Comgás. Hoje, já são mais de 60 mil clientes.

A lista inclui uma grande diversidade de residências e comércios, inclusive os da parte histórica de Santos; instituições educacionais como a Unisanta e duas unidades de saúde de referência: o Hospital Ana Costa e o Hospital Municipal de Santos (antigo Estivadores), entre outros milhares de clientes que contam com esta fonte de energia segura, eficiente e competitiva.

Compass: reforço energético para a Baixada
A Compass Gás & Energia foi criada pela Cosan, em 2020, com o propósito de criar alternativas de gás e energia mais competitivas aos clientes e à sociedade, com segurança, eficiência, e gente engajada. 

É um negócio pioneiro. A proposta é proporcionar mais acesso ao gás natural, integrando os mercados de gás e energia elétrica, incentivando a competitividade da economia e aumentando a segurança do sistema elétrico. Isso permite, de outro lado, um aumento sustentável da participação de fontes renováveis (mas intermitentes) na matriz energética brasileira.

A Compass já nasceu com um portfólio robusto, contando com a Comgás, a maior distribuidora de gás encanado do país. Além da distribuição, a atuação da nova empresa está focada em outro três segmentos: (1) infraestrutura e originação de gás natural, aumentando o acesso à oferta de gás do pré-sal e conectando a Baixada Santista e o Estado de São Paulo ao mercado global de gás; (2) comercialização de gás, oferecendo opcionalidade, flexibilidade e competitividade aos clientes; e (3) geração térmica a gás e trading de energia elétrica, transformando gás em eletricidade e trazendo segurança ao sistema elétrico.

Terminal de Gás Natural Liquefeito: investimentos e segurança energética 
A Baixada é um dos vetores de crescimento no País. Reforçar sua segurança energética, portanto, é uma medida prioritária para o desenvolvimento local, estadual e nacional. Essa é uma das finalidades de um projeto estratégico da Compass: o Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) de São Paulo.

Com um investimento de R$ 670 milhões, o empreendimento representa uma nova alternativa de fornecimento de gás natural no Estado, onde está a maior demanda energética do País. Assim que entrar em operação, o Terminal vai ampliar o suprimento da Baixada, região que movimenta 30% do PIB brasileiro.  

O projeto foi elaborado sob rígidos critérios técnicos e passou pela aprovação de todos os organismos competentes nos âmbitos federal, estadual e municipal, inclusive em agentes reguladores e portuários. 

A segurança é prioridade absoluta. Tecnologia dominada há mais de cinco décadas, os terminais de GNL são uma das principais soluções de suprimento energético em países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha. São cerca de 200 terminais dessa natureza no mundo. Cinco deles já estão em operação no Brasil – todos com histórico de total segurança. 

Na Baixada, não é diferente: o projeto segue os mais elevados padrões internacionais de engenharia e segurança. É ainda uma iniciativa que gera empregos e arrecadação para o Estado e os municípios. E o mais importante: desenvolvimento para a Baixada.