Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Cultura/Leitura | 27/08/2021

10ª Festa do Livro de Santos terá edição online neste sábado

Evento homenageia o sociólogo Celio Nori.

A 10ª edição da Festa do Livro de Santos, neste ano, será online e acontece neste sábado (28), das 14h às 20h. O evento homenageia a memória do sociólogo Celio Nori, que foi coordenador do Fórum da Cidadania.

 

Diversos escritores e artistas participarão de oficinas, bate-papos, lançamentos de livros, rodas de conversa, saraus, apresentações musicais, contação de histórias, além de artes cinematográficas, visuais e outras. Acompanhe o evento nas redes sociais: www.facebook.com/forumdacidadaniadeSantos e https://forumdacidadania.org.br.

 

Na programação, bate-papo sobre a Semana de 22 e a democratização da cultura com Flávio Viegas Amoreira, Ademir Demarchi e Márcio Barreto; Varal e Roda de Bordado com o Coletivo Linhas de Santos; lançamento de livros dos autores Bartolomeu Pereira de Souza, Sérgio Sérvulo, Ornella Rodrigues e Ana Lucia dos Santos, seguido de apresentações musicais com o coletivo Percutindo Mundos, além dos artistas Luiz Nila, Mel Dominguez, Michelle Carneiro, Laert Sarrumor (Lingua de Trapo) e Rogério Baraquet; contação de histórias com Cora Corina de Assis, curta metragens, sarau de poesia e slam.


A Festa do Livro encerra suas atividades homenageando o ativista Celio Nori por sua luta pela inclusão social e pela democratização da cultura. Sociólogo, foi fundador e coordenador do Fórum da Cidadania, Secretário de Esportes na cidade de Santos e gerente do Sesc na mesma cidade.


Todas as atividades são gratuitas. Com Curadoria de Márcio Barreto e Flávio Viegas Amoreira e idealizado pelo Fórum da Cidadania de Santos conta com a parceria da Prefeitura de Santos, Secretaria de Cultura de Santos, Imaginário Coletivo de Arte e Associação dos Artistas.

 

Evento
O Fórum da Cidadania de Santos organiza a festa desde 2015 com o objetivo de promover um amplo movimento na cidade de Santos a favor do livro. Essa era a motivação de Helle Alves (in memoriam), jornalista, escritora, idealizadora e mobilizadora da ação. Trata-se de um evento que simboliza a luta pela democratização do livro, o acesso à cultura e a inclusão dos jovens por meio da literatura.


 
PROGRAMAÇÃO

14 horas – O livro em Festa!
Festa do livro: O histórico da Festa do Livro com depoimentos em homenagem à memória de Celio Nori. Com Dr. Sérgio Sérvulo, Marly, Luiz Soares, Ellis, Flávio Amoreira e outros.

 

14h20 - O livro livre (Live) 
A democratização da leitura e a Semana de Arte Moderna de 22. Com Ademir Demarchi, Flávio Viegas Amoreira e Márcio Barreto

 

15h – Ganesha ou o mistério do mundo (Live) 
 Apresentação literomusical com o coletivo Percutindo Mundos.

 

15h20 – O dom da palavra
Lançamento dos livros “Moralis Institutio” de Sérgio Sérvulo


   
15h40 – O livro voa (Live)
Contação de história com Cora Corina de Assis. 

 

16h – Santos, cidade libertária (Live) 
Oficina sobre a história e a luta do povo afrodescendente em Santos. Com o escritor Bartolomeu Pereira de Souza e o ilustrador Kleber Nunes.

 

16h20 – Caiçara, sim senhor
Raízes da brasilidade na Baixada Santista. Com a pesquisadora Eli Cardoso.

 

16H40 – Vênus em Touro. 
A mulher negra em tempos normativos e rotulantes. Com a escritora Ornella Rodrigues.

 

17h00 – Coletivo Linhas de Santos
Lançamento do livro em comemoração ao centenário de Paulo Freire. Com Roda e Varal de Bordado. 

 

17h40 – O segredo dos pássaros (Live) 
Como transformar a vida em contos. Com Ana Lucia dos Santos.

 

18H -   A poética da palavra (Live) 
Poesia que pulsa. A poética do Rap com Mel Dominguez.

 

18h30 – Políticas públicas e literatura
A importância das políticas públicas para a divulgação da literatura. Com Chico Nogueira.

 

19h – Sarau do Livro
Sarau de poesia com apresentação musical de Laert Sarrumor e Rogério Baraquet.

 

20h – Celio Nori, presente!
Homenagem à memória de Celio Nori e sua história de luta social.
 


Leia também