Notícias

Nossos mestres malucos dos palcos, os Judeus Irmãos Marx

02/09/2021
Nossos mestres malucos dos palcos, os Judeus Irmãos Marx | Jornal da Orla

Acho a televisão muito educativa. Cada vez que alguém liga o aparelho, Vou para a outra sala e leio um livro.
Groucho Marx. 

 

Entre uma longa safra de humoristas judeus, que chega até nossos dias, podemos nos orgulhar dos irmãos Marx.

 

Eram eles: Chico (Leonard), Harpo (Adolph), Groucho (Julius Henry), Gummo (Milton), e Zeppo, (Herbert).

 

Filhos de imigrantes judeus da Alemanha e da França, os Irmãos Marx eram uma equipe de irmãos comediantes, que atuaram no vaudeville, peças de teatro, cinema e televisão. 
 

Os irmãos nasceram na cidade de Nova York e se tornaram mestres malucos do palco e da tela, com filmes que continuam a cativar o público até hoje. 

 
Mas, além de fornecer um alívio cômico, seus filmes capturaram o drama de sua religião marginalizada nos EUA.

 
Wayne Koestenbaum, autor do livro de 2012 The Anatomy of Harpo Marx, explica que o judaísmo dos irmãos Marx como uma família "era evidente, marcante, totalmente legível”.

 
Todos os meninos foram encorajados desde cedo a tocar instrumentos musicais. O principal foco musical de Harpo era a harpa (da qual derivou seu apelido), Chico era um excelente pianista e Groucho tocava violão. 

 
Em 1905, Groucho estreou como cantor no vaudeville. Em 1907, ele e Gummo cantaram juntos como parte de The Three Nighingales com Mabel O'Donnell.

 
No ano seguinte, Harpo se tornou o quarto Nightingale. Em 1910, o grupo se expandiu para incluir sua mãe, Minnie, e sua tia Hannah; a trupe foi rebatizada de The Six Mascots.

Lentamente, o ato do grupo evoluiu de cantar para a comédia com um pouco de música. Em 1912, Chico ingressou no grupo. 

 
No entanto, nessa época, Gummo deixou o grupo para lutar na Primeira Guerra Mundial; Zeppo iria substituí-lo em seus anos finais de vaudeville.

 
Durante a Primeira Guerra Mundial, os irmãos mudaram seu nome artístico para “Os Quatro Irmãos Marx” (incluindo Chico, Harpo, Groucho e Zeppo). 
 
 
Em 1919, eles tocavam no local mais famoso de vaudeville, o Palace Theatre na cidade de Nova York. Eles também começaram a desenvolver suas famosas personas no palco. 

Groucho começou a usar seu bigode de maquiagem e andar encurvado, Harpo começou a usar uma peruca vermelha de medo, carregava uma buzina de táxi e nunca falava, Chico começou a falar com um falso sotaque italiano e Zeppo adotou o schleppy, papel juvenil do homem hetero.

 
O núcleo do grupo eram os três irmãos mais velhos: Chico, Harpo e Groucho.

 
Depois que o grupo basicamente se separou em 1950, Groucho seguiu para uma segunda carreira de sucesso na televisão, enquanto Harpo e Chico pareciam menos proeminentes. 
 

Os dois irmãos mais novos, Gummo e Zeppo, nunca desenvolveram seus personagens teatrais tanto quanto os três mais velhos. Ambos deixaram o show para seguir carreiras comerciais nas quais foram bem-sucedidos, e por um tempo dirigiram uma grande agência teatral por meio da qual representavam seus irmãos e outras pessoas. 
 

Koestenbaum diz que os filmes dos Irmãos Marx "eram assombrados por uma sensação de que os judeus são estranhos e ameaçados".

 
“Obviamente, os Irmãos Marx sempre riem por último para triunfar”, disse ele. “Eles vencem a guerra. Eles vencem a batalha contra os perseguidores. As outras pessoas em seus filmes são sempre maiores, mais valentões e tolos da classe alta”.

 
Em 1970, os irmãos Marx tiveram uma espécie de breve reencontro no especial de desenho animado da televisão ABC The Mad, Mad, Mad Comedians, produzido pela animação Rankin-Bass.

 
O poder da fama permanente dos Irmãos Marx como palhaços da comédia deriva da conexão espiritual implícita e do relacionamento íntimo que vem com o sentido da irmandade. 

 
A filmografia dos Marx não é lá muito extensa, com apenas 13 filmes. Entretanto, se tornaram clássicos e obras primas da comédia, citados em diversos outros filmes e séries até os dias de hoje.

 

Os filmes mais notáveis são No Tempo do Onça (Go West), de 1940, com o trio se aventurando no Faroeste Americano, A Grande Loja (The Big Store), do ano seguinte, em que Harpo e Chico dividem um teclado de piano tocando “Mamãe eu Quero”, grande sucesso brasileiro da época, e Uma Noite em Casablanca (A Night In Casablanca).   

 

Possivelmente os Irmãos Marx foram menos famosos que comediantes como Charles Chaplin ou o Gordo e o Magro. Mas ainda assim, foram responsáveis por elevar a comédia a um novo nível, numa época em que não era tão comum desrespeitar as regras. 

 
Em 16 de janeiro de 1977, os Irmãos Marx foram incluídos no Hall da Fama do Cinema, em Hollywood.