Notícias

Bolsonaristas prometem manifestações gigantes no dia 7 de setembro

04/09/2021
Bolsonaristas prometem manifestações gigantes no dia 7 de setembro | Jornal da Orla

O Brasil pode esperar um 7 de setembro diferente este ano. Com o acirramento da disputa política, e estimulados pelo presidente Jair Bolsonaro, militantes bolsonaristas prometem manifestações gigantes de apoio ao governo na Capital da República e em São Paulo. A expectativa é de que mais de um milhão de pessoas, vestidas de verde e amarelo, saiam às ruas nas duas cidades.

O ambiente político é de tensão, haja vista que Bolsonaro tem reiterado ameaças ao processo democrático e seus militantes mais radicais adotaram o slogan “eu autorizo” para que o presidente adote medidas extremas contra o STF (Supremo Tribunal Federal) e, eventualmente, contra o Congresso Nacional.

 

Novas ameaças
Na sexta-feira (3), durante um discurso em Tanhaçu (BA), Bolsonaro voltou a fazer ameaças e disse que as manifestações populares em apoio ao governo serão um “ultimato” ao STF. Sem citar nomes, deixou claro que o recado tinha endereço certo, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, seus maiores desafetos na Suprema Corte.

 

“Não podemos admitir que uma ou duas pessoas, usando da força do poder, queiram dar outro rumo ao nosso país. Essas uma ou duas pessoas precisam entender o seu lugar. O recado de vocês nas ruas, na próxima terça-feira, será um ultimato para essas duas pessoas. Curvem-se à Constituição, respeitem a nossa liberdade e entendam que vocês dois estão no caminho errado, porque sempre há tempo de se redimir”, afirmou Bolsonaro.

 

Sinal de alerta
Nos meios políticos o receio é de que as manifestações acabem em tumultos, já que devem envolver milhares de pessoas em posições opostas, o que só serviria para aumentar ainda mais a temperatura e colocar em risco a própria democracia.

 

Protesto da oposição
Setores de oposição preparam manifestações contra o governo Bolsonaro para 7 de setembro, mas os próprios organizadores admitem que os atos em favor do presidente devem ter um público bem superior.
 

 

Novo ânimo?
Integrantes da cúpula governista estão convencidos de que uma manifestação gigante de apoio a Bolsonaro irá injetar um novo ânimo no chefe do governo. Afinal, as últimas notícias têm sido bastante negativas para o presidente, como a desaceleração do PIB, a carestia e a crise hídrica.

Para os governistas, fatos negativos estão favorecendo o principal adversário de Bolsonaro, o ex-presidente Lula. O resultado aparece nas pesquisas de opinião, que mostram uma folgada  liderança do petista na corrida presidencial.

Pesquisa PoderData, realizada entre 30 de agosto e 1º de setembro, por exemplo, indica que Lula bateria Bolsonaro por 55% a 30% dos votos válidos num eventual segundo turno.