Significados do Judaísmo

A Oração De Chanah

10/09/2021
A Oração De Chanah | Jornal da Orla

Em meio às Grandes Festas, durante a leitura dos Profetas, aprendemos a história de Chanah, a mãe do profeta Samuel.

A “Oração de Chanah”, como é chamada esta leitura, é uma das fontes bíblicas fundamentais para o conceito de oração, e dela derivam muitas das leis que regem a oração.

Chanah, a esposa sem filhos de Elcana, veio a Shiloh, onde ficava o Mishkan, Tabernáculo, diante do rei Salomão, que construiu o Templo Sagrado em Jerusalém, para orar por uma criança:

Ela rezou para Deus , chorando profusamente.  E ela fez um voto e disse: "Ó Senhor dos exércitos … Se Você der um filho à sua criada, eu o dedicarei a Deus todos os dias da sua vida …"

Eli, o Sumo Sacerdote de Shiloh, viu como ela

rezava fervorosamente diante de Deus… Apenas seus lábios se moviam;  sua voz não era ouvida.

Eli a considerou bêbada.  E ele lhe disse: “Por quanto tempo você ficará bêbada ?!  Guarde o seu vinho! ”Chanah respondeu:“ Não, meu senhor … eu não bebi vinho nem bebida forte. Eu derramei minha alma diante de Deus … ”

Eli aceitou sua resposta e a abençoou para que Deus atendesse seu pedido.  

Naquele ano, Chanah deu à luz um filho, a quem ela chamou Samuel (" Deus escutou ").  Após o desmame, ela cumpriu seu voto de dedicá-lo ao serviço de Adonai, trazendo-o para Shiloh, onde ele foi criado por Eli e pelos sacerdotes.  Samuel cresceu e se tornou um dos maiores profetas de Israel.
Até hoje, milhares de mulheres visitam Shiloh para rezar como Chanah.