Notícias

Apesar do recuo do presidente, bolsonaristas da região mantêm fidelidade

11/09/2021
Apesar do recuo do presidente, bolsonaristas da região mantêm fidelidade | Jornal da Orla

O presidente Jair Bolsonaro decepcionou seguidores no país inteiro ao divulgar a carta em que recua dos ataques à democracia, mas bolsonaristas da Baixada Santista renovaram seu votos de fidelidade. Alguns preferiram o silêncio. 

Na “Declaração à Nação”, o presidente afirma que os ataques ao STF foram feitos “no calor da emoção”. Na missiva, ela elogia o ministro Alexandre de Moraes, a quem havia chamado de “canalha” no dia 7.

 

Gosto amargo

O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL), que organizou o transporte de bolsonaristas para o ato na avenida Paulista no dia 7, afirma que, assim como os demais fieis seguidores do presidente, também acordou com “um gosto amargo na boca”. “Política é um jogo de xadrez. Um passo para trás de vez em quando, pode significar um salto para frente”, disse. “Não podemos esmorecer agora, principalmente com a batalha cada vez mais próxima e com o inimigo aproveitando cada vírgula para nos desidratar. Mudanças estratégicas ou até mesmo no tom de fala podem ocorrer pelo bem comum, mas os valores e o propósito continuam os mesmos, inabaláveis e cada vez mais sólidos”.
 

 

Armistício

Um dos bolsonaristas mais convictos da política regional, o jornalista Rodolfo Amaral (atual secretário de Finanças de São Vicente), publicou um textão em suas redes sociais, buscando explicar a estratégia de Bolsonaro. “Enganam-se, porém, os que pensam que a luta acabou. No mundo das batalhas há sempre uma possibilidade de armistício. Um cessar temporário de hostilidades, uma trégua muitas vezes usada para surpreender o inimigo”, disse, entre outras coisas.
 

Até o fim

Já o vereador Fábio Duarte (PSL) foi mais econômico e disse apenas: “Minha confiança inabalável. Meu apoio incondicional. Com Bolsonaro até o fim”.

 

Silêncio nas redes
Derrotado na eleição para prefeito de Santos em 2020, o desembargador aposentado Ivan Sartori (PSD), que discursou no protesto em apoio a Bolsonaro na Praça da Independência, preferiu permanecer em silêncio e não comentou o teor da carta do presidente nas redes sociais. 

 

Nada a declarar 
Apesar de ser procurado pelo Jornal da Orla, o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (DEM) não se manifestou. O parlamentar, cuja base de apoio é evangélica, participou do ato em apoio ao presidente na avenida Paulista, onde vários manifestantes vestiam camisetas com a foto de Bolsonaro e a inscrição: “Armai-vos uns aos outros”.
 

 

Temer, o experiente

O ex-prefeito Beto Mansur (PP) elogiou a atuação do ex-presidente Michel Temer. “Ajudou o presidente Bolsonaro a minimizar os problemas existentes entre os poderes da República. Nada melhor do que alguém com muita experiência para poder dialogar e colocar a Presidência, o Judiciário e o Congresso Nacional na melhor conduta possível para que a gente possa retomar as nossas ações. Briga não leva a nada. O Brasil precisa de gente séria e competente, que possa ter diálogo, para que a gente enfrente as nossas dificuldades”.