Leitura

chr39Caiçara sim senhor!chr39, livro aborda identidade cultural caiçara na Baixada Santista

14/09/2021
chr39Caiçara sim senhor!chr39, livro aborda identidade cultural caiçara na Baixada Santista | Jornal da Orla

 

A escritora Eli Cardoso lança o livro "Caiçara sim senhor! raízes da brasilidade na Baixada Santista" que apresenta um olhar sobre a situação da identidade cultural caiçara, em especial na Região Metropolitana da Baixada Santista. O livro terá lançamento virtual nesta quinta-feira (16) e mostra a possibilidade e a importância do aproveitamento cultural-educativo do tema, no propósito de fazer emergir a riqueza de saberes e valores que envolve a temática, ao mesmo tempo que prepara condições para a oferta de um produto turístico regional de melhor qualidade cultural. 

O texto resulta de um trabalho desenvolvido no curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (Nasce) da Universidade de São Paulo – USP.

Com enfoque nas áreas de Identidade Cultural e Educação, a autora sugere ações no âmbito educacional, com a inserção da Cultura Caiçara enquanto tema nas escolas da região e a busca de apoio para implementação de Espaços Museológicos Caiçaras, por meio dos órgãos públicos dedicados à defesa e à difusão do nosso patrimônio cultural, possibilitando o trabalho com a educação patrimonial. 

 Link para o lançamento: Plataforma Zoom