Notícias

Exposição de esculturas alerta para doação de órgãos em Santos

15/09/2021
Exposição de esculturas alerta para doação de órgãos em Santos | Jornal da Orla

A exposição “Mais Vida”, que conscientiza sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, foi inaugurada na de terça-feira (14), no Praiamar Shopping (Rua Alexandre Martins, 80, Aparecida). A mostra, alusiva ao Setembro Verde, ficará aberta ao público das 10h às 22h, no 2º piso do prédio, até domingo (19).

 

A exposição traz cinco esculturas no formato dos principais órgãos destinados à doação: coração, córneas, pulmão, fígado e rins. Para trazer um tom lúdico ao tema, as obras de quase dois metros de altura foram estilizadas com cores, formas e desenhos. Os artistas por trás das esculturas são: Moris, Clara Leff, Wagner Roza, Lucas Sacool e Gom.

 

"Shoppings são locais de bastante circulação de pessoas e as esculturas são muito bonitas, grandes, coloridas, então é um atrativo para chamar a atenção da população. Aí as pessoas veem, querem saber, tirar foto e esse é o momento de a gente fazer uma sensibilização", explica a enfermeira-chefe da Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos para Transplante (Secapt) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Danielle Caliani.

 

Munícipes que quiserem mais informações a respeito do tema podem visitar a exposição a partir das 13h. Neste horário os profissionais da Secapt ficam no local esclarecendo dúvidas e distribuindo folders informativos até as 22h. Profissionais da Santa Casa de Santos e da Central de Transplantes também atuam em parceria com o Município.

 

PRÓXIMA AÇÃO
A próxima ação alusiva ao Setembro Verde ocorrerá no dia 22, na UPA Central, com conscientização sobre o tema para profissionais que atuam na unidade. 

 

COMO DOAR
A doação pode ser realizada desde os sete dias de vida e é sempre antecedida por entrevista e autorização da família. Precisa ser constatada a morte encefálica (quando o cérebro para de funcionar, mas o coração ainda está batendo). Para essa confirmação, há legislação específica do Conselho Federal de Medicina: três médicos (que não podem integrar equipes de transplante) têm de dar o aval e, só depois, entra a fase da entrevista com a família. Na rede pública municipal, o setor pode ser acionado pelo telefone 3221-4230.