Tecnologia

Como produzir vídeos com músicas de fundo

22/09/2021
Como produzir vídeos com músicas de fundo | Jornal da Orla

As músicas são uma poderosa ferramenta para que a narrativa e a cena ganhem seu devido destaque no vídeo. 

 

Elas têm o papel de cativar, emocionar e impressionar o telespectador na medida certa, independente de estarem de fundo ou no plano principal. 

 

Podem ser encontradas em todo o tipo de mídia, como TV, Cinema e Internet através de vídeos publicitários, filmes, séries, apresentações, homenagens e cerimônias.

 

Entretanto, muitos pensam ser complicado definir essa parte em seus projetos e acabam por gastar mais tempo procurando essas músicas do que editando o vídeo.

 

Isso acontece tanto por não saberem como encontrar a música ideal, quanto por não encontrarem trilhas livres de direitos autorais ou que vão de acordo com o seu orçamento.

 

Então, se você quer aprender como fazer vídeos impactantes com músicas de fundo e não quer ter problemas com direitos autorais continue lendo esse artigo. 

 

Afinal, ninguém quer perder a emoção do seu vídeo, não é mesmo? Segue o fio:

 

Como encontrar músicas para vídeos em geral?
Hoje, pela internet, já é possível encontrar milhares de músicas e efeitos sonoros de qualidade para suas produções.

 

Entretanto, muitas músicas que conhecemos possuem direitos autorais, ou seja, é necessário pagar pela utilização de determinado som e dependendo da música escolhida pode ser um valor exorbitante.

 

Por isso, é muito comum que a maioria das pessoas, em busca de músicas para seus vídeos, recorra a sites como Youtube ou Facebook Sounds. 

 

Por terem centenas de músicas e efeitos sonoros livres de direitos, além de serem uma ótima forma de evitar um possível processo ou a exclusão do seu vídeo em redes sociais.

 

Além dessas duas opções você também pode optar por escolher suas músicas, livres de direitos, através da biblioteca de trilhas no editor online do InVideo.

 

Nesse editor além de ser possível adicionar todos os elementos necessários do um vídeo, ele ainda conta com uma acervo de mais de 500 músicas e efeitos sonoros para deixar a sua produção muito mais profissional, ajudando principalmente na criação de vídeos promocionais.

 

Esse editor possibilita que qualquer um se torne um vídeo maker através de um sistema de edição fácil e intuitivo. Basta você selecionar a ferramenta de música, escolher por categoria ou procurar, clicar e arrastar para o seu projeto.

 

A seguir vamos falar mais sobre como você pode colocar qualquer música da biblioteca desse editor no fundo dos seus vídeos.

Como inserir música de fundo no meu vídeo?
A escolha da trilha sonora pode vir antes ou após a definição da linguagem do vídeo e edição. 

 

Ela pode ser a primeira etapa do seu projeto, se a ideia partir da música/efeito ou pode ser a última etapa depois que você já definiu o material e já editou as transições do vídeo.

 

Ou seja, não há ordem correta para definir a música no vídeo, o mais importante é ela estar alinhada com os elementos ao longo da edição.

 

Digamos que o tipo de vídeo a ser produzido é um anúncio de sapatos para o YouTube. 

Anúncios nesta plataforma são mais curtos, então você precisa de uma música que seja impactante nesse tempo em que o vídeo rola obrigatoriamente para não assinantes.

 

Para isso basta iniciar um novo projeto no InVideo, escolher o formato de vídeo indicado para YouTube, selecionar os conteúdos como imagens, logo da empresa, transições e textos. 

 

Na hora de inserir a trilha basta ir em “Músicas”. Você pode escolher por gênero como Clássico, Ambiente, Horror, Crianças e Família etc.

 

Como estamos falando de anúncios de sapatos, podemos inserir uma música de gênero pop onde cada batida será sincronizada com uma imagem de modelo de sapato e ao final é anunciado o nome da marca e o site para comprar online.

 

O mais importante nesse caso é sincronizar as imagens dos sapatos com a batida da música. Isso você consegue editar facilmente na linha do tempo controlando o tempo da imagem com o da música, sem ultrapassar o tempo definido do vídeo.

 

Você também pode inserir frases, ofertas de descontos e transições que farão com que o seu vídeo se torne marcante para o usuário.

 

Com o vídeo editado é só fazer o upload do vídeo no formato adequado e seguir com a sua campanha.

 

Contudo, você também pode fazer muitos outros modelos de vídeos com músicas de fundo com esse editor. 

 

Ele é uma ferramenta poderosa que te dá o suporte de grandes editores sem precisar ser um especialista e sem desperdiçar o seu tempo procurando por músicas em outros sites ou plataformas.

 

Se tiver dúvidas de como usar, sugerimos que comece pelos templates já disponíveis e assista a tutoriais no YouTube, que em sua maioria estão em Português.