Meio Ambiente

Santos prepara plano para evitar queda de árvores

22/09/2021
Santos prepara plano para evitar queda de árvores | Jornal da Orla

Uma oficina sobre manejo de árvores foi realizada, na manhã desta quarta-feira (22), na área verde do Jardim Botânico (Bom Retiro), para a simulação do manuseio de equipamentos para diagnósticos da condição de árvores.

 

A atividade faz parte da elaboração de um projeto pioneiro na região, o Plano Preventivo (PPDC) para Florestas Urbanas, realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e a Defesa Civil de Santos.

 

O objetivo é conhecer as causas das quedas de árvores na Cidade e direcionar ações preventivas e de minimização de riscos. A área insular de Santos tem cerca de 35 mil árvores.

 

Participaram da simulação 14 profissionais da Prefeitura, entre profissionais da Defesa Civil e das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, que mantêm contato mais direto com as questões de arborização. Os pesquisadores do IPT falaram sobre o comportamento das árvores, interferência dos ventos, avaliação de riscos, entre outras questões.

 

“A oficina veio trazer novos conceitos de como diagnosticar melhor a situação de uma árvore, diminuir as incertezas na avaliação quanto ao seu risco, trocar experiências. Tudo em prol da segurança, porque é importantíssimo uma cidade ter árvores para minimizar o calor, reter poluição, trazer conforto e beleza, mas é preciso ter o cuidado de preservá-las de maneira a não causar acidentes também”, explicou o pesquisador do IPT, Sérgio Brazolin.

 

A primeira oficina em relação ao PPDC ocorreu de forma remota, em abril último, em razão da pandemia do coronavírus. “O IPT já é uma instituição parceira da Cidade há décadas no mapeamento das áreas de riscos geológicos e estudos relacionados à prevenção de desastres. No momento, está desenvolvendo esse projeto pioneiro para a questão das quedas de árvores, que também poderá contribuir com diretrizes sobre arborização do Município, por meio dos estudos relacionados ao tipo de solo, clima e demais peculiaridades próprias de Santos”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias.

 

FLORESTAS URBANAS
O projeto para a elaboração do Plano Preventivo para a Defesa Civil – PPDC para Florestas Urbanas é pioneiro em Santos e vem sendo desenvolvido desde 2020 na Cidade. Um dos objetivos do projeto é ser aplicado em outros municípios futuramente. 

 

“É um plano de prevenção à queda de árvores no contexto do que chamamos de Floresta Urbana, que são as árvores presentes nas calçadas e em agrupamentos como no próprio Jardim Botânico e nos morros. Esse projeto ajuda o Município a estabelecer critérios que antecipem, criem alertas durante eventos extremos como chuvas e ventos intensos, que possam causar dano à vegetação, à população e às estruturas. Um trabalho de ação preventiva e não reativa”, explicou a pesquisadora do IPT e coordenadora do projeto, Raquel Amaral.