Turismo na Baixada

Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável tem programação especial em Guarujá

23/09/2021
Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável tem programação especial em Guarujá | Jornal da Orla

A Prefeitura de Guarujá irá promover uma série de atividades especiais na Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável, que começa neste domingo (26) e vai até quinta-feira (30). A programação terá, entre outras ações, prática de esportes aquáticos e radicais, passeios pelas Áreas de Proteção Ambiental de Guarujá (APAs), trilhas e palestras gratuitas.

 

A abertura oficial será no domingo com canoa, caiaque e stand up paddle na Praia do Guaiúba, a partir das 8 horas. As inscrições já estão abertas e vão até sexta-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Turismo (Praça Brigadeiro Faria Lima, 197 – Centro), das 9 às 17 horas.

 

Como forma de incentivar o turismo solidário, a aquisição do kit de participação (mochila, viseira, máscara de proteção e camiseta) será por meio de doação de um pacote de fralda geriátrica. Também no domingo, mas a partir das 15 horas, terá o Circuito Radical dos Mirantes (da Campina e das Galhetas) com rapel e voo livre.

 

Acqua Mundo e city tour

Na segunda-feira (27), a entrada no Acqua Mundo será gratuita para todos, mas o munícipe deve retirar o seu voucher na Secretaria de Turismo. Além disso, neste dia, a Prefeitura irá levar os alunos das escolas municipais para um passeio turístico pela Cidade.

 

APAs e trilha

Na terça-feira (28), os munícipes poderão conhecer as Áreas de Proteção Ambiental de Guarujá, as APAs da Serra do Guararu e Serra de Santo Amaro.

 

A primeira é destaque por abrigar um conjunto de remanescentes de floresta ombrófila densa – uma espécie de vegetação com árvores de até 40 metros de altura, manguezal e restinga. Ela foi reconhecida pelo ICLEI, entidade ligada à Organização Das Nações Unidas (ONU), como exemplo em eficiência de governança, sendo classificada como a terceira melhor do Brasil.

 

A iniciativa irá acontecer das 9 às 13 horas e pessoas de qualquer idade podem participar. Basta realizar a inscrição prévia pelo site https://forms.gle/Rs51SKoZDJxeYB6v8.

 

Já na quarta-feira (29), haverá trilha na Armação das Baleias, Ermida de Santo Antônio do Guaibê e Prainha Branca, com os alunos formados no curso técnico receptivo da Etec Alberto Santos Dumont.

 

Palestras gratuitas

Para encerrar a programação, o Teatro Procópio Ferreira terá três palestras gratuitas abertas para o público, na próxima quinta-feira (30), às 19 horas. Serão abordados temas como as Mudanças Climáticas, com o secretário de Meio Ambiente; Turismo Responsável, com Bruno Tacon, do Projeto Mundo Sustentável; e Formação de Profissionais do Turismo ao Ecoturismo, com o professor Luiz Paulo Neves Nunes.

 

Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável

A Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável foi instituída pela Lei nº 4.410/2017. De acordo com o secretário municipal de Turismo, a iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e o papel de moradores e turistas nesse processo.

 

A programação é promovida pela Secretaria Municipal de Turismo com apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer.

 

 Confira a programação:

 Domingo (26) – Abertura oficial

Retomada do Ecoturismo (canoa, caiaque e stand up paddle)

Horário: a partir das 8 horas

Local: Praia do Guaiúba

Período de inscrição: 22 a 24 de setembro

Local de inscrição: Secretaria Municipal de Turismo

Turismo Solidário – Doação de um pacote de fralda geriátrica para aquisição do kit de participação (mochila, viseira, máscara e camiseta)

Circuito Radical dos Mirantes (rapel e voo livre)

Horário: a partir das 15 horas

Local: Mirante da Campina e Mirante do Morro das Galhetas

Segunda-feira (27)

Entrada gratuita no Acqua Mundo (retirar voucher na Secretaria de Turismo)

City tour gratuito com alunos das escolas municipais

Vídeo em homenagem ao Dia Mundial do Turismo nas redes sociais

Terça-feira (28)

Conhecendo APA de Santo Amaro e APA da Serra de Guararu

Período da manhã: Das 9 às 13 horas

Inscrição: https://forms.gle/Rs51SKoZDJxeYB6v8

Observações: idade livre para participação, utilizar vestimenta confortável e alimentação a critério dos participantes.

Quarta-feira (29)

Trilha – Armação das Baleias, Ermida de Santo Antônio do Guaibê e Prainha Branca

Horário: Das 9 às 13 horas

Local de saída: Secretaria Municipal de Turismo

Alunos formados no curso técnico de turismo receptivo da Etec Alberto Santos Dumont

Observações: roupa esportiva (ideal calça, tênis e camiseta), sugestão do uso de protetor solar e repelente e alimentação à critério do participante

Quinta-feira (30)

Palestras abertas ao público

Local: Teatro Municipal Procópio Ferreira

Horário: 19 horas

Mudanças Climáticas

Palestrante: Sidnei Aranha –  secretário municipal de Meio Ambiente.

Turismo responsável – Ilha dos Arvoredos

Palestrante: Bruno Tacon, do Projeto Mundo Sustentável

Formação dos profissionais de turismo face ao ecoturismo – Perspectivas e práticas

Palestrante: Professor Luiz Paulo Neves Nunes