Significados do Judaísmo

O Shabat e nossos compromissos

24/09/2021
O Shabat e nossos compromissos | Jornal da Orla

O Kiddush é um dos rituais centrais do Shabat.  É uma benção dita sobre um copo de vinho toda sexta-feira à noite e sábado de manhã antes das refeições tradicionais.

Para muitas pessoas, as palavras e a melodia do Kiddush evocam algumas de suas memórias judaicas mais primitivas.

 

Recitar Kiddush é um cumprimento do mandamento bíblico de "lembrar o dia do Shabat e usar o santo".  Os versículos e bênçãos que recitam no Kiddush proclamam a santidade do Shabat e remontam à criação de Deus no mundo.

 

Novamente, há um paradoxo fundamental sobre a benção do Kiddush.  A Torá diz que no sétimo dia da Criação, Deus santificou o Shabat e o fez um dia santo (ver Gênesis 2: 3).  É realmente muito estranho, então, que toda sexta-feira à noite, nos levantemos e proclamemos que o Shabat é um dia sagrado.  Parece repetitivo. 

 

Os rabinos do Talmude (Shabat 119b) captam essa aparente contradição.  Eles dizem que nossa recitação do Kiddush não é uma repetição desnecessária.  Ao contrário, quando fazemos Kiddush e proclamamos a santidade do Shabat, na verdade nos tornamos parceiros de Deus na Criação.

O Shabat é um dia dedicado a reconhecer que Deus é o Criador de tudo o que existe.  Esse reconhecimento está no centro do propósito de Deus em criar o mundo – e é exatamente isso que fazemos quando recitamos o Kiddush: Reconhecemos Deus como nosso Criador, que está por trás de toda a Criação, a verdadeira fonte de tudo o que temos.

 

 Dessa forma, nosso Kiddush é o complemento perfeito para o “Kiddush” de Deus. No primeiro Shabat, Deus parou de adicionar à Criação e chamou este dia de “santo”. Nós também evitamos nossas atividades criativas mundanas a cada sétimo dia, e juntos  com Deus, declaramos o Shabat como um tempo sagrado.

 

Rabbi David Fohrman
Shabat Shalom