Teatro

Atrizes santistas encenam Bertolt Brecht

27/09/2021
Atrizes santistas encenam Bertolt Brecht | Jornal da Orla

Inspiradas no texto Mãe Coragem e Seus Filhos, do dramaturgo alemão Bertold Brecht, as atrizes santistas Juliana Bordallo e Julia Bertollini criaram o espetáculo Palhaças Coragem! que permeia o papel da mulher na sociedade e seu protagonismo em tempos de conflitos sociais.

 
As atrizes são dirigidas por Lily Curcio, atriz, palhaça e diretora que propõe, por meio do jogo da palhaçaria feminina, o ritmo, a partitura cômica e a dramaturgia. O espetáculo foi criado no ano passado, durante a pandemia da Covid-19 e foi pensado e estruturado no formato de audiovisual.

 

Palhaças Coragem! estreia em 30 de setembro, 19 horas. Serão três apresentações on-line através dos canais do Movimento Praiaças, via Facebook e Youtube. As apresentações acontecem nos dias 30/9, 1 e 2/10.

 
Com a proposta de levar arte, cultura e estimular o pensamento crítico, Palhaças Coragem! fará sua pré-estreia on-line para alunos do ensino médio de escolas da Baixada Santista. As apresentações nas instituições de ensino acontecem nos dias  29 e 30/9 e 1/10, a partir das 11h.

 
“Nos inspiramos no texto de Brecht por se encaixar com a atual realidade brasileira onde estamos vendo a escalada autoritária e fascista que se valida através da truculência e da violência institucionalizada”, afirma Juliana.

 

“Esse é um dos textos mais conhecidos do teatro épico brechtiano. Ana Fierling, a personagem “Mãe Coragem” é a expressão da potência feminina, porém sem a romantização da maternidade e da família e em uma época onde mulheres eram vistas como cidadãs de segunda classe”, pontua Julia.