Leitura

Comunidade em Cubatão busca doações para transformar contêiner em biblioteca

27/09/2021
Comunidade  em Cubatão busca doações para transformar contêiner em biblioteca | Jornal da Orla

A futura Biblioteca de Pilões, idealizada pela comunidade local com apoio de pessoas físicas e organizações como o Instituto Elos, está arrecadando doações para a finalização do projeto. O apoio pode ser realizado por meio do site do projeto e é possível doar qualquer valor. A biblioteca será montada em um container, que também servirá como espaço cultural comunitário. A meta do projeto é arrecadar R$ 46 mil para finalizar o processo de construção da Biblioteca. 

Cercado por grandes empresas em uma área de preservação ambiental, o bairro Caminho de Pilões possui cerca de 500 famílias, totalizando quase 2 mil moradores, e segue lutando por melhorias em sua infraestrutura básica. Até o momento, a Biblioteca já conseguiu por meio de doações e apoios o container e sua pintura, estantes para os livros, notebook, o projeto de arquitetura, sistema de gestão e mais de 2.000 livros que farão parte do acervo. 

"Graças à mobilização da comunidade, a biblioteca já conta com muitos apoios. Um deles é da juíza Samantha Mello, que ajudou a impulsionar a ação e mobilizar os recursos. Também tem a parceria de longa data do Instituto Elos, que oferece assessoria técnica e apoia com a Metodologia Elos a partir de um processo participativo que conta com horas de mentoria, facilitação de reuniões e do mutirão comunitário", conta Mariana Gauche Motta, gestora do Instituto Elos. 

"Qualquer comunidade ficaria feliz em conseguir realizar um sonho como esse: um espaço de leitura para os nossos jovens no meio da natureza. Com certeza vamos ajudar muito as novas gerações da nossa comunidade, que poderão ter acesso à cultura por meio da biblioteca", comemora Manoel Clovis de Oliveira, conhecido como Cotia, liderança comunitária. 

Para apoiar a Biblioteca de outras formas, é possível entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 97456-1212.