Significados do Judaísmo

O vergonhoso governo de Vichy, França, na Segunda Guerra Mundial

29/09/2021
O vergonhoso governo de Vichy, França, na Segunda Guerra Mundial | Jornal da Orla

Um documento recém-descoberto da era Vichy reacendeu uma das questões mais polêmicas na França do pós-guerra: até onde foi o governo de Vichy para ajudar a Alemanha nazista em seu esforço para exterminar os judeus da Europa?

A França de Vichy é o termo usado para descrever o governo francês de julho de 1940 a agosto de 1944, que foi chefiado pelo marechal Philippe Pétain e geralmente abrangia o sul, que manteve alguma autoridade legal sob ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial.

Serge Klarsfeld, um importante historiador do Holocausto e caçador de nazistas, diz que um documento recém-descoberto é uma evidência definitiva de que o líder francês do tempo de guerra Philippe Pétain era um antissemita que apoiou ativamente o holocausto.

O documento, doado anonimamente ao Memorial do Holocausto de Paris, é uma cópia de um projeto de lei de 1940 com o objetivo de mudar o status oficial dos judeus na França. O documento exibe adendos manuscritos que endurecem consideravelmente a lei, ampliando as proibições propostas de empregos públicos e cargos para judeus.

O projeto de lei – com as supostas mudanças de Pétain – foi adotado em 4 de outubro de 1940, exatamente oitenta e um anos atrás, e marcou uma virada trágica para os judeus que viviam na França.

Outra lei relativa a cidadãos judeus estrangeiros de 4 de outubro de 1940, promulgada simultaneamente com as leis de status judaico, permitia o internamento imediato de judeus estrangeiros.

Segundo a lei, 40.000 judeus foram internados em vários campos na Zona Livre, Zona Sul

Especula-se que essas leis foram copiadas das leis ou decretos nazistas, de modo que eram igualmente duras para suas vítimas.

As leis eram mais rigorosas do que as Leis Raciais italianas na Nice ocupada.

Tais leis de limitação foram postas em prática por Pétain desde o início do novo regime: a primeira lei foi posta em vigor apenas um mês após o governo de Vichy ter sido estabelecido.

Nos doze meses a partir de outubro de 1940, 26 leis, 24 decretos e seis portarias concernentes aos judeus foram promulgados.

O governo fantoche adotou livremente a arianização, de forma que, em meados de 1941, metade da população judaica não tinha renda, foi proibida de ter rádios, mudar de residência e foi restringida nos horários em que podiam sair em público.

O regime colaboracionista também colocou em prática a política nazista de caça aos judeus, aplicada pela polícia francesa.

Legislação semelhante foi posteriormente aplicada na Argélia, Marrocos e Tunísia, que na época eram possessões ou protetorados de Vichy.

Mais de 76.000 judeus foram deportados da França para campos de concentração nazistas entre 1940 e 1943. Menos de 3.000 retornaram vivos.

Na manhã de uma quinta-feira de julho de 1942, mais de 4.000 policiais saíram aos pares pelas ruas da Paris ocupada, levando ordens de prisão para milhares de homens, mulheres e crianças judeus.

A polícia francesa prendeu homens, mulheres e crianças em Paris, uma operação que ficou conhecida como “La Grande Raffle” (A Grande Batida).

Ao final do dia, a polícia havia retirado 2.573 homens, 5.165 mulheres e 3.625 crianças de suas casas. A batida policial continuou no dia seguinte.

Aproximadamente 6.000 dos presos foram imediatamente transportados para Drancy, nos subúrbios ao norte de Paris.

Drancy era naquele ponto um campo de trânsito para judeus sendo deportados da França.

Os demais presos foram detidos no Vélodrome d’Hiver (pista de ciclismo de inverno), uma arena esportiva coberta no 15º distrito de Paris.

As terríveis condições do Vélodrome foram notadas por um advogado de Paris, Georges Wellers: “Todas aquelas pessoas desgraçadas viveram cinco dias horríveis no enorme interior repleto de ruídos ensurdecedores, entre gritos e lamúrias de pessoas que enlouqueceram, ou de feridos que tentaram se matar”, lembrou o advogado testemunha.

Eventualmente, os detidos foram enviados para a Alemanha em vagões de gado, e alguns se tornaram os primeiros judeus a morrer nas câmaras de gás de Auschwitz. Em poucos dias, 13.152 pessoas foram deportadas. Não mais do que 100 sobreviveriam.

As prisões em massa, as maiores na França durante a guerra, foram planejadas e realizadas não pelos ocupantes nazistas, mas pelos franceses.

A França tem lutado muito para chegar a um acordo com seu papel no Holocausto.

O historiador Klarsfeld, que também é fundador da organização Filhos e Filhas dos Judeus Deportados da França (FFDJF), espera que este novo documento encontrado acabe com o debate de décadas sobre o legado de Pétain e esclareça o controverso papel do “querido marechal”.

Petáin desempenhou um papel de liderança neste caso. Vichy era um regime antissemita, liderado por um antissemita, não por um marechal senil manipulado por sua comitiva”, disse Klarsfeld.

Essa difícil realidade, por anos negada, obscurecida, deliberadamente ignorada ou esquecida começa a ser revisitada.

O presidente francês Emmanuel Macron destacou a responsabilidade da França pela deportação de judeus na Segunda Guerra Mundial.

“A França organizou isso”, disse Macron, acrescentando que “nem um único alemão” participou da orquestração da notória prisão de cerca de 13.000 judeus nos campos de internamento de Vélodrome  d’Hiver e Drancy em Paris de 16 a 17 de julho de 1942.

“É muito conveniente considerar o regime de Vichy (o governo francês da época da Segunda Guerra Mundial) como um monstro que surgiu do nada, mas isso é falso.

“Rejeito as noções daqueles que afirmam que Vichy não era a França”, continuou ele. “Vichy não era só francesa. Mas foi o governo e a administração da França”.