Cinema

Oficina aborda cinema nacional nos últimos 30 anos

05/10/2021
Oficina aborda cinema nacional nos últimos 30 anos | Jornal da Orla

Com a proposta de discutir o cinema nacional desde a retomada na década de 1990 até os dias de hoje, a oficina on-line ‘O cinema brasileiro contemporâneo em 3 atos’ está com as inscrições abertas. O minicurso, ministrado pelo diretor, produtor e sócio da Travessia Filmes, Bruno Cucio, lança o olhar sobre a perspectiva histórica e estética dos últimos 30 anos da produção audiovisual.

 

Realizada nos próximos dias 11, 13 e 15, das 19h às 21h, as aulas propõem um diálogo entre o contexto sócio/político/cultural e as transformações plásticas nas obras cinematográficas.

 

Durante a oficina serão abordados temas como o fechamento da Embrafilme e do Ministério da Cultura em 1990, a criação da Ancine no início dos anos 2000, o ressurgimento do financiamento e editais públicos, a situação atual da produção audiovisual e diversas análises de filmes do período.

 

Os interessados podem preencher a ficha de cadastro no portal Sympla. Após as inscrições, os alunos receberão o link da plataforma Zoom, onde ocorrerão as aulas. O minicurso integra o programa ‘Oficinas Pontos MIS’, projeto de formação e difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.