Santos

Sábado terá ações Outubro Rosa e multivacinação em Santos

15/10/2021
Sábado terá ações Outubro Rosa e multivacinação em Santos | Jornal da Orla

Sábado (16) será um grande dia da saúde em Santos: as unidades estarão abertas para as atividades do Dia D do Outubro Rosa, de conscientização para a detecção precoce dos cânceres ginecológicos, e também para o Dia V da Campanha de Multivacinação, para a atualização das carteirinhas vacinais de crianças e adolescentes.

 

As policlínicas estarão abertas (exceto Areia Branca, Alemoa e Porto), das 8h30 às 16h30, para coleta de Papanicolau, exame das mamas, solicitação de mamografia, ações de promoção à saúde com atividades físicas, palestras e atendimentos de beleza e autoestima. No mesmo período, também serão oferecidos todos os imunizantes para atualização da carteira vacinal das crianças e adolescentes.

 

As vacinas oferecidas são a BCG, hepatite A, poliomielite (inativada e atenuada), rotavírus humano, difteria, tétano, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, HPV, pneumo 10 valente, pentavalente (DTP+Hib+Hb), meningocócica, meningo ACWY e varicela.

 

MOBILIZAÇÃO
"Será um dia de mobilização em favor do bem-estar e da saúde. Convidamos as famílias a procurarem as unidades para que todos sejam beneficiados, mulheres, crianças e adolescentes. A detecção precoce dos cânceres ginecológicos aumenta a possibilidade de cura. Já as vacinas são as melhores formas de prevenção a doenças: a redução de casos e óbitos por covid-19 após a vacinação em massa é a maior prova disso", destaca o secretário de Saúde em exercício, Denis Valejo.

 

Conforme o Documento Técnico do Centro de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado, para a atualização da vacinação de adolescentes de 12 a 14 anos com vacinas inativadas do Calendário de Vacinação não é preciso aguardar os 14 dias do intervalo da vacina contra a covid-19 (Pfizer). As gestantes adolescentes não poderão tomar a vacina HPV, porque não há estudos conclusivos, até o momento, sobre o uso desse imunizante em grávidas.

 

MAIS OUTUBRO ROSA
O Instituto da Mulher e Gestante (Av. Conselheiro Nébias, 453 – Encruzilhada) também tem programação para este sábado. Das 7 às 9h30, haverá um mutirão de consultas de mastologia para pacientes com encaminhamento e previamente agendadas.

 

Será ainda inaugurado, às 10h, um mural grafitado pelo artista Catts, alusivo à Campanha Outubro Rosa e oferecido gratuitamente pelo artista à Cidade.

 

Na sequência, pacientes do Instituto da Mulher que estão com suspeita ou em tratamento de câncer de mama participam de palestras e roda de conversa. O mastologista Marco Antônio Dugatto dará orientações sobre os aspectos que devem ser observados durante o tratamento da doença, os cuidados com alimentação e esclarecimento de dúvidas.

 
A assistente social Lygia Santiago Santana e a psicologa Érika Perina Motoyama promovem roda de conversa sobre outras implicações do câncer de mama. Haverá palestra sobre sangramento uterino anormal.