Baixada Santista

Ex-moradora de rua, escritora dá exemplo de superação em encontro com professores vicentinos

15/10/2021
Ex-moradora de rua, escritora dá exemplo de superação em encontro com professores vicentinos | Jornal da Orla

Esmeralda Ortiz encerrou, na noite de quarta-feira (13), o primeiro dia de programação do Encontro de Educadores de São Vicente, evento anual voltado aos 2,2 mil professores da rede municipal de ensino.

 
Escritora, cantora, compositora e jornalista, a palestrante tem no seu currículo mais que uma história de sucesso. Quando criança, ela morou nas ruas de São Paulo, usou crack, foi abusada dentro e fora de casa. Ia para escola apenas pela merenda e, depois de comer, pulava o muro para ganhar o mundo. Quando não conseguia escapar, apanhava dos colegas “por ser negra e ter o cabelo duro”. 

 
Na Febem, sempre tinha um toco de lápis e um papel de pão escondidos, que ela usava de madrugada, no escuro, para criar poesias. “Eu estudei até a segunda série, e não sabia escrever direito. Mas, entendia da palavra que punha no papel”, recorda. 

 
Em determinado momento, Esmeralda pediu a Deus que a levasse embora, ou a tirasse daquela condição. A segunda opção prevaleceu. Um homem chamado Toniquinho Batuqueira, que tirava as drogas das crianças e entregava-lhes instrumentos musicais em troca, cruzou o seu caminho, mudando o seu destino. 

 
Sempre destacando que a vida foi a sua escola, e as mães da rua as professoras que a ensinavam a sobreviver, foi por meio de Batuqueira que Esmeralda descobriu a música e a literatura como “fios condutores de liberdade” – palavras dela.