Mundo Pet

Ação de prevenção ao câncer de mama em fêmeas

16/10/2021
Ação de prevenção ao câncer de mama em fêmeas | Jornal da Orla

Neste mês em que o Brasil está em alerta para a prevenção do câncer de mama em mulheres, os médicos veterinários ‘pegam carona’ na campanha e chamam a atenção para o problema em gatas e cadelas. O Centro Médico Veterinário da São Judas Unimonte realiza um mutirão gratuito para avaliação preventiva.

A maior incidência da doença é em fêmeas, porém, o câncer de mama também pode ser diagnosticado em machos. Os tumores costumam aparecer em cadelas adultas, entre 4 e 12 anos. Já as gatas podem desenvolver a partir de um ano de vida. A melhor forma de prevenir tumores mamários é a castração.

“Normalmente as fêmeas não castradas têm predisposição a desenvolver neoplasias mamárias, principalmente aquelas que tem pseudociese (gravidez psicológica) ou que fazem uso de anticoncepcional”, destaca a médica veterinária Christianni Padovani De Biaggi.  

O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para a cura da doença. Entre as opções de tratamento estão a quimioterapia e cirurgia para a retirada do tumor, que pode ser benigno ou maligno.

Como agendar?

Para levar o pet em avaliação, os tutores devem agendar horário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e, aos sábados, das 9h às 13h, pelo telefone 3228-2121 ou pelo Facebook São Judas Centro Médico Veterinário. Se o animal apresentar alguma alteração, será encaminhado para exames ou procedimento cirúrgico, caso necessário.